Rodada do futebol uruguaio é suspensa após morte de jogador

·2 minuto de leitura
(arquivo) Foto do Estádio Centenário vazio, em Montevidéu, tirada em 3 de junho de 2021

O futebol uruguaio suspendeu sua rodada deste domingo em sinal de luto pela morte do jogador Williams Martínez, com uma longa carreira internacional, que se suicidou aos 38 anos, segundo a mídia local.

Em acordo com o sindicato dos jogadores de futebol, a Diretoria Executiva da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) decidiu suspender as partidas pendentes da 11ª rodada do Torneio Apertura "em consequência da morte do jogador Williams Martínez".

O zagueiro jogava pelo Villa Teresa da segunda divisão, mas ao longo de sua longa carreira atuou por times do Uruguai, Argentina, Espanha, França, Inglaterra e Chile.

Defensor Sporting do Uruguai, Ferrocarril Oeste da Argentina, West Bromwich da Inglaterra, Chacarita da Argentina, Ceuta da Espanha, são algumas das equipes em que jogou.

A mídia local noticiou, com base em fontes familiares, que o jogador se suicidou no sábado.

O suicídio é uma questão de grande impacto no Uruguai, um país de 3,4 milhões de habitantes que em 2020 o tinha como principal causa de morte em pessoas entre 15 e 24 anos.

O Uruguai registrou 718 suicídios em 2020, o que o mantém em uma taxa de 20,3 por 100.000 habitantes.

Em fevereiro, o suicídio do uruguaio Santiago "Morro" García, artilheiro de Godoy Cruz de Mendoza, da Argentina, chocou o futebol sul-americano. O jogador de 30 anos vivia uma depressão e sua morte disparou alarmes sobre a falta de protocolos para tratar a saúde mental dos atletas.

A morte de Williams Martínez paralisou o Apertura uruguaio liderado pelo Plaza Colonia, cinco pontos acima de seu único perseguidor, o River Plate.

O Nacional é o terceiro com 20 pontos e a partida contra o Villa Española é uma das que foram suspensas neste domingo.

O Peñarol, que soma apenas 17 pontos, também deveria jogar neste domingo contra o Liverpool, em uma semana marcada pelo duelo das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre os dois grandes do futebol uruguaio. Os 'aurinegros' venceram o Nacional no jogo de ida por 2 a 1.

A AUF informou que as partidas suspensas "serão remarcadas em breve".

gfe/lda/yow/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos