Rivaldo: "Palmeiras mereceu o título de Campeão Brasileiro de 2022”

Rivaldo elogiou a equipe palmeirense e o trabalho de Abel Ferreira (Agência Palmeiras/Divulgação)


O Palmeiras goleou o Fortaleza e confirmou o seu 11º título brasileiro nesta quarta-feira. O time paulista dominou o campeonato após assumir a liderança na décima rodada, registrando o recorde de invencibilidade como visitante da história do campeonato por pontos corridos. Para Rivaldo, embaixador da Betfair, a regularidade do Palmeiras ao longo do campeonato fez com que o time de Abel Ferreira dominasse o nacional de 2022.

+ Palmeiras volta a se isolar como líder: confira o ranking dos maiores campeões nacionais

Em 35 partidas, o Palmeiras somou 22 vitórias, 11 empates e apenas 2 derrotas com um aproveitamento de 73% dos pontos disputados. Com mais três partidas para finalizar o Brasileirão, a tendência do Verdão é conseguir superar a campanha do título de 2018, o São Paulo de 2006 e o Flamengo de 2019, que tiveram 4 derrotas, tornando-se a equipe com o menor número de derrotas em toda história do campeonato.

Rivaldo acredita que a diretoria do Palmeiras tem grande participação nessa conquista do nacional de 2022.

- Este é um momento de relembrar o mau começo de campeonato que até chegou a colocar em pauta a continuidade de Abel Ferreira, no entanto, a diretoria tomou a decisão acertada e manteve um excelente técnico que tanto tem dado ao clube desde que chegou no Verdão. A regularidade que o time teve desde que acertou sua equipe impressionou e não permitiu que qualquer outro clube se aproximasse ao ponto de colocar em causa sua conquista - afirmou o craque.

Fora de casa, o Verdão também impressiona: é a equipe com a maior invencibilidade jogando fora de seus domínios na história. Os números mostram que são 19 partidas invicto no Brasileirão - 17 rodadas de invencibilidade em 2022 e duas da campanha do Brasileiro de 2021.

- Este é um título inteiramente merecido de um time muito bem organizado que se tornou muito difícil de bater, inclusive apresentando a maior sequência de invencibilidade fora de casa na história do torneio - disse Rivaldo.

- Como ex-jogador e torcedor do clube, só posso mostrar minha satisfação perante essa conquista e parabenizar todo o elenco e estrutura do clube que vem dando provas de grande união e profissionalismo nos últimos anos - concluiu.

SOBRE A ELIMINAÇÃO DO BARCELONA NA CHAMPIONS

O Barcelona vive momentos de recuperação após uma grave crise financeira e esportiva. O projeto que visava melhorar o clube com a contratação de jogadores badalados e buscar títulos para a temporada de 2022/23 acabou sendo frustrado pela eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões. Rivaldo, ex-jogador da equipe, acredita que há muito o que se fazer para que a equipe possa brigar por títulos novamente.

- Com Xavi e um elenco melhorado tecnicamente, o Barcelona vem evoluindo positivamente brigando pelo título da La Liga junto com o Real Madrid, porém isso não foi ainda suficiente na Champions com o clube acabando eliminado na fase de grupos pelo segundo ano consecutivo. Agora, resta seguir nessa trajetória de melhoria no campeonato espanhol a fim de fazer esquecer essa decepção na Champions - disse.

Rivaldo lembra que a queda na Liga dos Campeões pode ser positiva com a participação na Liga Europa a partir de janeiro.

- Por outro lado, uma boa campanha na Europa League coroada com o título seria igualmente importante para trazer de volta o grande Barcelona capaz de conquistar títulos regularmente - afirmou.