Rio de Janeiro recebe o Mundial de Beach Tennis pelo 2º ano seguido

Marcello Zambrana/DGW Comunicação


A Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou o Rio de Janeiro como sede da 2022 ITF Beach Tennis World Cup Pro e Junior. Pelo segundo ano consecutivo, as areias da Praia de Copacabana, na altura do Posto 2, em frente a Praça do Lido, irão receber a principal competição entre seleções do mundo, de 8 a 13 de novembro.

"Estamos ansiosos para voltar ao Rio de Janeiro com a 2022 ITF Beach Tennis World Cup. Depois não realizarmos o evento em 2020 devido à pandemia de Covid-19, foi maravilhoso ver o retorno da competição em 2021, e o torneio, realizado pela primeira vez no Rio, foi um grande sucesso. Estou confiante de que a competição deste ano será ainda melhor e o padrão de jogo será de nível mundial, como de costume. Gostaria de agradecer aos organizadores do evento por seu trabalho duro e dedicação e desejar a todos os jogadores e equipes boa sorte para o torneio”, destacou David Haggerty, presidente da ITF.

A Copa do Mundo de Beach Tennis valerá pontos para o ranking mundial da modalidade e contará com a participação de 16 duplas representando seus países na Pro e oito duplas na Junior.

Tetracampeão (2021, 2019, 2018 e 2013), o Brasil vai em busca do pentacampeonato na Pro. O Time Brasil BRB disputará a competição com sua força máxima para voltar a erguer o troféu de campeão em 2022. O capitão Alex Mingozzi convocou André Baran (número 5 do mundo), Allan Oliveira (#7) e Vinicius Font (#14), no Masculino; e Rafaela Miiller (#5), Vitória Marchezini (#9) e Marcela Vita (#9) no Feminino.


Vice-campeã no ano passado, quando aconteceu a estreia da categoria Junior, a equipe juvenil do Brasil terá Antônia Thompson, Isabela Massaioli Sousa e Júlia Cabral, no Feminino; e Augusto Oliveira, Mateus Buemo e Gustavo Garbarski, no Masculino. O capitão é Juca Russo.

Paralelamente a ITF Beach Tennis World Cup será disputado também o Campeonato Brasileiro de Beach Tennis Amador nas categorias A, B e C (CBT) e D (Tênis RJ); o Circuito Nacional Seniors nas categorias 40+, 45+, 50+ 55+ e 60+; e o Campeonato Brasileiro Infantojuvenil nas categorias Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18. Todas as provas serão realizadas nos naipes masculino, feminino e duplas mistas.