Rio Fashion Trends: primeira edição traz mostra de peças icônicas e masterclasses com grandes nomes do mercado

No imaginário coletivo, do Brasil e do mundo, a moda lançada no Rio representa o estilo reconhecido como brasileiro. Tem a ver com o lifestyle disseminado pela cidade, da Zona Sul à Zona Norte. O mar aberto, a geografia particular e a importância política, por ter sido capital federal até 1960, alavancaram a vocação de lançadora genuína de tendências— pense no biquíni jeans de lacinho da BlueMan, da década de 1970, no look esportivo da Company, dos anos 1980, e no couro dourado do Frankie Amaury, dos 90.

Para exaltar esse DNA e mirar no futuro, entra em cena a 1ª edição do Rio Fashion Trends, terça e quarta-feira, dias 29 e 30, no Hotel Fairmont Rio. O evento, realizado pelas revistas ELA e Vogue Brasil, traz uma mostra com peças da moda carioca (até 9 de dezembro), com a curadoria de Thomaz Azulay e Patrick Doering, e masterclasses com os principais nomes do mercado.

Tudo aberto ao público (para participar das masterclasses, inscreva-se neste link: https://www.sympla.com.br/evento/rio-fashion-trends/1799739). “Prepare-se para voltar no tempo com uma mostra que revisita ícones da moda que fizeram História no guarda-roupa do carioca”, avisa Paula Merlo, diretora de conteúdo da Vogue Brasil. Marina Caruso, editora-chefe da revista ELA, frisa a elegância despretensiosa dos cariocas. “Criam cases de sucesso que precisam ser celebrados. O Rio Fashion Trends é o início dessa comemoração.”

O Rio Fashion Trends é realizado pelas revistas ELA e Vogue Brasil, com patrocínio da Invest.Rio | Prefeitura RJ, Azul como Cia. Aérea oficial e parceria do Hotel Fairmont Rio.

Programação das masterclasses:

DIA 29/11: 13h: Abertura do evento.14h-14h45. Case Osklen. Convidado: Oskar Metsavaht, fundador da Osklen e do Instituto-E. 15h-15h45. Case Via Mia: expansão de franquias. Convidado: Roger Sabbag, CEO da Via Mia.15h45-16h15. Intervalo. 16h15-17h. Case Granado: como reinventar e ressignificar uma marca centenária e transformá-la em desejo mundial. Convidada: Sissi Freeman, diretora de MKT & Vendas da Granado.17h15-18h. Case Beachwear, com Blueman e Lenny Niemeyer. Do Rio para o mundo: como adaptar o beachwear nacional para diferentes corpos e culturas. Convidadas: Sharon Azulay, diretora da BlueMan, e Lenny Niemeyer, fundadora da Lenny.

DIA 30/11. !4h-14h45. Case Farm: assets fundamentais para se internacionalizar sem perder a essência carioca. Convidado: Marcello Bastos, cofundador da Farm. 15h-15h45. Case Reserva. Convidado: Pedro Cardoso, CMO digital e inovação da Reserva. 16h15-17h. Case Animale: a moda como agente de transformação. Convidada: Isabel Del Priore, CEO da Animale. 17h15-18h. Case Talentos Emergentes: com The Paradise e Handred. Nem micro nem macro, como trabalhar escala de maneira efetiva para o negócio . Convidados: Thomaz Azulay e Patrick Doering, fundadores da The Paradise, e André Namitala, fundador, estilista e CEO da Handred.