Richarlison tem mais gols do que jogos com a camisa 9 da Seleção Brasileira


Não há dúvidas de que o principal destaque da Seleção Brasileira na vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia foi Richarlison. Apesar de boa atuação coletiva na estreia na Copa do Mundo do Qatar, os dois gols do atacante, sendo um deles um golaço, interferem diretamente nessa avaliação. E muito disso se deve a uma mística que ele tem com a camisa 9 do Brasil. Com ela, ele tem mais tentos do que partidas realizadas até aqui.


> AO VIVO: acompanhe em tempo real os passos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

A primeira vez que o "Pombo" vestiu a "9" da Seleção Brasileira foi em setembro de 2018 e logo de cara meteu dois gols diante de El Salvador, em amistoso pós-Copa do Mundo da Rússia. Naquele dia ele já mostrava que o número cairia muito bem para ele.

De lá para cá a conta somente aumentou. Ao todo, são nove jogos vestindo a camisa 9 e 11 gols marcados. Em apenas duas dessas partidas ele saiu de campo sem balançar a rede: na derrota por 1 a 0 para o Peru, em 2019, e na vitória sobre o Japão, por 1 a 0, em junho deste ano. Detalhe: ele assumiu esse número efetivamente apenas em 2022.

> Veja a tabela e o simulador da Copa do Mundo-2022 clicando aqui

Em setembro deste ano, após o amistoso contra Gana, quando ele marcou dois gols na vitória por 3 a 0, Richarlison falou de suas mística com a camisa 9 da Seleção. Naquele momento, ele já carimbava seu passaporte para a disputa da Copa do Mundo do Qatar.

- Sou um cara que quando chego na Seleção faço bastante gol. Estou vestindo a camisa 9 hoje e toda vez que visto ela, eu meto gol. Espero continuar assim. Continuar trabalhando forte, aproveitar as oportunidades do professor e fazer meus gols - disse o atacante.

Richarlison - Brasil x Sérvia
Richarlison - Brasil x Sérvia

Camisa da Seleção cai bem para Richarlison (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Chegou a Copa do Mundo e ele mostrou que, de fato, sua relação com a camisa 9 da Seleção é de outro mundo. Em um jogo difícil contra a Sérvia, foram dele os dois gols que deram a vitória para o Brasil: um de muito oportunismo, como um puro centroavante, e outro de rara genialidade, ao ajeitar um passe de Vini Jr. e armar um voleio para o gol.

- Como o professor Tite fala, não sei se vocês estão sentindo o cheirinho de gol, mas aqui na Seleção eu faço. É continuar, aproveitar os companheiros que tenho do meu lado. Hoje no intervalo conversei com eles e falei que precisava de uma bola, e ela chegou. Eu estava preparado e consegui balançar as redes. Foi uma noite maravilhosa, agora temos mais seis jogos pela frente para conquistar nosso objetivo - declarou o "Pombo" após a vitória.

+ Richarlison decidiu: veja a vitória do Brasil na Copa do Mundo em imagens

Com esse boa fase, Richarlison será novamente a esperança de gols da Seleção Brasileira na próxima segunda-feira (28), às 13h (de Brasília), quando enfrenta a Suíça, pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo do Qatar. Brasileiros e suíços têm três pontos cada, mas o Brasil lidera a chave por levar vantagem no saldo de gols (2 a 1).

Confira as partidas em que Richarlison vestiu a camisa 9 da Seleção:

Brasil 5 x 0 El Salvador - 12/9/2018 - 2 gols (Amistoso)
Brasil 0 x 1 Peru - 11/9/2019 - 0 gol (Amistoso)
Brasil 4 x 0 Chile - 25/3/2022 - 1 gol (Eliminatórias)
Bolívia 0 x 4 Brasil - 30/3/2022 - 2 gols (Eliminatórias)
Coreia do Sul 1 x 5 Brasil - 2/6/2022 - 1 gol (Amistoso)
Japão 0 x 1 Brasil - 6/6/2022 - 0 gol (Amistoso)
Brasil 3 x 0 Gana - 23/9/2022 - 2 gols (Amistoso)
Brasil 5 x 1 Tunísia - 27/9/2022 - 1 gol (Amistoso)
Brasil 2 x 0 Sérvia - 24/11/2022 - 2 gols (Copa do Mundo)

TOTAL: 9 jogos/11 gols