Richarlison e Dani Alves desfalcam Brasil nas eliminatórias em outubro; Antony é novidade

·3 minuto de leitura
(arquivo) Richarlison (à esq.) e Daniel Alves vão desfalcar o Brasil em outubro, nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2022 do Catar (AFP/DANIEL LEAL-OLIVAS)

O Brasil vai disputar a rodada tripla das eliminatórias sul-americanas de outubro, na qual pode garantir sua vaga na Copa do Mundo do Catar-2022, sem o atacante Richarlison e o veterano lateral Daniel Alves, de acordo com a lista de convocados divulgada nesta sexta pelo técnico Tite.

Neymar, Marquinhos, Casemiro, Thiago Silva e Vinicius Jr lideram a lista de 25 jogadores da seleção, que terá a volta dos 'ingleses', para os duelos contra Venezuela em Caracas (7 de outubro), Colômbia em Barranquilla (dia 10) e Uruguai em Manaus (14 de outubro).

Richarlison, atacante do inglês Everton e campeão olímpico com o Brasil nos Jogos de Tóquio, será um desfalque devido a uma lesão no joelho, enquanto que Daniel Alves por decisão técnica depois de sua surpreendente saída do São Paulo.

"Tem um respeito muito grande, e tem a concorrência dos outros todos que é igual. Nós estamos torcendo para que ele tenha luz e que encontre o seu caminho", disse Tite sobre o lateral que está sem clube há duas semanas.

O treinador convocou oito jogadores da Premier League, ausentes da última convocação devido à proibição dos clubes ingleses de viajarem para a América do Sul devido ao fato de que, na volta, teriam que cumprir vários dias de isolamento como medida anticovid.

"Antes optamos por fazer a liberação desses atletas jogarem, até pelo empenho dos clubes ingleses e da Fifa. Tiveram várias reuniões com a Fifa, a Premier e o governo britânico. A gente confia que na próxima semana vai ter uma resolução sobre esses casos", disse Juninho Paulista, coordenador da selção, sobre a presença desses atletas.

Diante dos desfalques dos jogadores que atuam na Inglaterra, Tite recorreu a vários do Brasileirão, como o experiente Hulk, que desta vez não foi convocado, para os confrontos com o Chile, o superclássico diante da Argentina, que foi suspenso, e a partida contra o Peru.

- Perto do Catar -

Líder das eliminatórias sul-americanas, com oito vitórias em oito jogos, o Brasil garantirá uma vaga na Copa do Mundo se vencer duas das três partidas, restando ainda quase metade do torneio.

"Estamos encaminhando bem a classificação. Claro que queremos resultados, mas essa evolução precisa ser feita. E estamos oportunizando atletas novos e jovens. É visando o Mundial, a partir do momento que estamos muito bem encaminhados", disse Tite.

Na lista dos 25 convocados, cinco dos quais atuam no Campeonato Brasileiro, nem o atacante Roberto Firmino, titular do Liverpool, nem o meia Philippe Coutinho, que começa a ganhar ritmo no Barcelona após uma lesão no joelho que o deixou afastado dos campos desde dezembro.

A principal novidade é a primeira convocação de Antony, atacante do Ajax, campeão em Tóquio.

"É um dos dias mais felizes da minha vida, da vida da minha família. O caminho foi longo, mas conseguimos!", comemorou o jogador de 21 anos, em sua conta no Instagram.

Convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool, ING), Ederson (Manchester City, ING), Weverton (Palmeiras)

Defensores: Danilo (Juventus, ITA), Emerson (Tottenham, ING), Alex Sandro (Juventus, ITA), Guilherme Arana (Atlético-MG), Eder Militão (Real Madrid, ESP), Lucas Veríssimo (Benfica, POR), Marquinhos (PSG, FRA), Thiago Silva (Chelsea, ING).

Meias: Casemiro (Real Madrid, ESP), Edenilson (Internacional), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool, ING), Fred (Manchester United, ING), Gerson (Olympique de Marselha, FRA), Lucas Paquetá (Lyon, FRA).

Atacantes: Antony (Ajax, HOL), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City, ING), Matheus Cunha (Atlético de Madrid, ESP), Neymar (PSG, FRA), Raphinha (Leeds United, ING), Vinicius Jr (Real Madrid, ESP).

raa/app/gfe/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos