Richard Branson: conheça a trajetória do fundador do grupo Virgin

SYDNEY, AUSTRALIA - NOVEMBER 13: Richard Branson poses at Bondi Beach on November 13, 2019 in Sydney, Australia. (Photo by Don Arnold/WireImage)
Richard Branson fatura mais de RS$ 21 bilhões por ano (Don Arnold/WireImage)

Dono de uma fortuna avaliada em US$ 5 bilhões e inspiração para muita gente que empreende ou pretende empreender, Richard Branson, fundador do grupo Virgin, está no Brasil para participar de um evento em São Paulo.

SIGA O YAHOO FINANÇAS NO INSTAGRAM

Empresário britânico, responsável por fundar o grupo Virgin, Richard Branson, de 69 anos, tem mais de 60 negócios em setores como música, telecomunicação, aviação e biocombustíveis.

Leia também

Richard Branson deixou a escola com 16 anos

Com mais de 70 mil empregados e cerca de 53 milhões de clientes em 35 países, o grupo Virgin fatura mais de US$ 21 bilhões por ano. A trajetória de Richard Branson, no entanto, começou com um fracasso. Ele tentou vender árvores de natal, mas não deu certo.

Branson é o mais velho dos três filhos de Edward James Branson (1918 - 2011) e Eve Branson. O empresário é dislexo e abandonou a escola aos 16 anos. Hoje, casado com a ex-modelo Joan Templeman, tem uma filha chamada Holly e um filho chamado Sam.

Periquitos, loja de discos, gravadora e Spice Girls

Os primeiros negócios de Branson foram mal sucedidos. Além das árvores de natal, ele tentou vender periquitos no começo da adolescência. No entanto, ao abandonar a escola em 1968, criou uma revista chamada Student com a ajuda de amigo. Voltada para o público jovem, o negócio deu certo. O cantor Mick Jagger, dos Rolling Stones, foi um dos primeiros entrevistados.

Em 1970, ele começou uma empresa de venda de discos pelo correio, e mais tarde abriu uma loja de discos, a Virgin Records. A marca Virgin cresceu muito durante os anos 1980 enquanto ele fundava a Virgin Atlantic (companhia marítima) e expandia a gravadora de música Virgin Records.

Em 1975, a gravadora tornou-se internacional e abrigou em seu catálogo artistas de fama global como: Janet Jackson, The Smashing Pumpkins e Spice Girls. A inclusão de Richard Branson no ramo da aviação aconteceu na década de 1980, quando ele fundou a Virgin Atlantic Airways.

Virgin Group founder Sir Richard Branson speaks at an event to unveil the first commercial space wear in Yonkers, New York, on October 16, 2019. - At the event Virgin Galactic and Under Armour unveiled the worlds first exclusive spacewear system for private astronauts. (Photo by Don Emmert / AFP) (Photo by DON EMMERT/AFP via Getty Images)
Richard foi o fundador da Virgin Atlantic Airways (DON EMMERT/AFP via Getty Images)

Richard Branson vem ao Brasil

No ano de 2009, firmou contrato com Ross Brawn, dono do grupo Brawn GP de Fórmula 1, tornando-se seu principal patrocinador. No entanto, no mundial do ano seguinte, Branson lançou sua própria equipe, a Virgin Racing.

Branson virá ao Brasil para participar do “Ebulição”, evento realizado em São Paulo entre 22 e 24 de novembro. Na ocasião, o fundador da Virgin vai explicar como criar negócios de alto faturamento mesmo em tempos de crise e também compartilhará algumas das estratégias que usou para se tornar celebridade do seus próprios projetos.

Idealizado pelo empreendedor Rafael Prado, o Ebulição tem como objetivo gerar oportunidades de negócio e crescimento para empreendedores. A programação inclui palestras, áreas de networking, entre outras atrações.