Reunião de universidade federal termina em confusão: 'Deixa de ser filha da p...'

Yahoo Notícias
“Por um questão individual não, para isso a senhora tem suplente, p...., deixa de ser filha da p...”, disse o professor (Foto: Twitter/Reprodução)
“Por um questão individual não, para isso a senhora tem suplente, p...., deixa de ser filha da p...”, disse o professor (Foto: Twitter/Reprodução)

Uma reunião dos conselhos da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) terminou em confusão, nesta quarta-feira (29). O objetivo do encontro, que foi transmitido ao vivo, era definir o plano de atividades durante a pandemia do novo coronavírus.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Em um vídeo da reunião, que circula pelas redes sociais, é possível ver a pró-reitora Loreine Hermida pedindo para que o próximo encontro dos educadores fosse marcado em uma data diferente.

Neste momento, porém, o professor Leonardo Villela de Castro a interrompeu e a xingou. “Por um questão individual não, para isso a senhora tem suplente, p...., deixa de ser filha da p...”, disse o professor.

Hermida explicava que se recuperava de uma cirurgia e que não tinha condições de estar presente nas reuniões que discutiriam o plano de atividades do EaD (Educação a Distância), adotado devido a crise de Covid-19.


Após o xingamento, houve confusão. Castro ainda tentou se explicar dizendo que deixou o microfone aberto, dando a entender que os palavrões não deveriam ser ouvidos por todos da reunião.

“Microfone estava aberto. Errei sim, peço desculpas a todos, foi uma consideração para lá de infeliz”, disse ele.

Leia também

Castro foi escolhido com 72% dos votos para ser o reitor da Unirio, em abril de 2019, por meio de uma consulta pública feita pela universidade. Embora tenha sido preferido, o professor não assumiu o cargo, porque perdeu a votação do colégio eleitoral da instituição.

Além disso, Castro não foi citado na lista tríplice enviada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que fez uma modificação na legislação e passou a escolher o reitor que bem entendesse ao cargo. Antes, desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro colocado na votação era indicado.

Depois da confusão, a reunião dos conselhos foi suspensa sem data para continuar as discussões. A Unirio segue com o calendário suspenso e sem previsão de retorno das atividades.

Leia também