Retrospectiva LANCE!: Juventude volta à elite e, com fortes emoções, se mantém na Série A

·2 min de leitura
Fernando Alves/Juventude


Encerrando o ano de 2021 com relação ao ano dos clubes na Série A do Brasileirão, o Futebol Latino/LANCE! vai avaliar a temporada do Juventude onde o ano começou e terminou com a comemoração da Série A do Campeonato Brasileiro.

>Aplicativo de resultados do LANCE! está disponível na versão iOS

Série B do Brasileirão: reta final emocionante e vaga histórica

Entrando no ano de 2021 com campanha dentro do G4 da competição, o Ju teve um período de irregularidade que chegou a tirá-lo, na reta final, do grupo de classificados a elite nacional. Porém, ao ter na rodada decisiva a premissa de depender unicamente do próprio resultado para definir sua vida na Série B, o time de Caxias do Sul buscou um salvador triunfo contra o Guarani, em Campinas, e carimbou seu passaporte de volta à primeira divisão depois de 14 anos de ausência.

Campeonato Gaúcho: eliminação de sabor amargo

Diferente do que aconteceu em outras edições do estadual, o Ju conseguiu uma considerável consistência já na fase de classificação com seis vitórias, dois empates e cinco reveses, classificando-se em terceiro lugar com 17 pontos conquistados.

Indo direto para a semifinal, o clube dirigido na época por Marquinhos Santos até abriu vantagem no Alfredo Jaconi vencendo por 1 a 0, mas sucumbiu ao Internacional (então de Miguel Ángel Ramírez) ao perder de 4 a 1 no Beira-Rio e deixar a competição.

Copa do Brasil: poucas considerações

No torneio de maior potencial lucrativo do calendário nacional, o Papo teve vida curta. Apesar da categórica classificação na primeira fase onde despachou o Murici-AL por 3 a 0, na etapa seguinte o time da Serra Gaúcha parou no Vila Nova ao empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar e perder nas penalidades por 4 a 3.

Brasileirão: objetivo cumprido com sucesso

Vivendo uma verdadeira euforia pela volta a primeira divisão, o Juventude sabia que o elemento mais importante era se sustentar na elite, independente do resultado derradeiro. E a permanência veio com requintes de fortes emoções, ficando na 16ª posição com somente três unidades acima do Grêmio, o primeiro dentre os rebaixados.

Precisando apenas das próprias forças na última rodada pela permanência, o Ju recebeu a equipe do Corinthians e sacramentou a sua continuidade na Série A em 2022 graças ao tento de Chico (em cobrança de pênalti) que construiu o placar de 1 a 0 no Alfredo Jaconi e fez explodir o torcedor alviverde em Caxias do Sul.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos