Retrospectiva LANCE!: com as saídas de Luan Peres e Lucas Veríssimo, Santos teve oscilação na defesa

·3 min de leitura
Defesa santista viveu de altos e baixos em 2021 (Fotos: Ivan Storti/Santos FC)


No segundo texto da retrospectiva do ano de 2021 do Santos, o LANCE! traz um panorama de como foram os defensores santistas. O Peixe sofreu duras perdas importantes, com as saídas de Lucas Veríssimo e Luan Peres, e viu mais um Menino da Vila surgir e dar conta do recado. Nas laterais, jogadores já consolidados sofreram para ter impacto positivo na equipe, e foram criticados pela torcida. O Peixe, devido as mudanças de treinadores, variou bastante entre sistemas de quatro ou cinco defensores.

+ Site atualiza quem são os 25 jogadores mais valiosos do futebol brasileiro; veja aqui!

LATERAIS-DIREITOS

Pará passou boa parte de 2021 sendo o titular na lateral/ala-direita do Santos. Com o decorrer da temporada, acabou perdendo espaço e tendo que lidar com críticas com parte da torcida.

Aos 35 anos, o veterano havia retornado ao Peixe a pedido de Jorge Sampaoli, em 2019. À época, assumiu a posição de titular 'tomando' a vaga de Victor Ferraz, muito questionado pela torcida. Na temporada seguinte, foi titular absoluto.

Ao final do Brasileirão, o experiente atleta acertou amigavelmente sua rescisão contratual com o Peixe, e assinou vínculo com o Cruzeiro para 2022.

Seu concorrente, Madson, se destacou na parte ofensiva, marcando cinco gols para a equipe, aparecendo bem especialmente no jogo aéreo.

No entanto, o camisa 13 não recebeu oportunidades para se firmar na equipe com nenhum dos quatro técnicos. A torcida clamava por Madson entre os titulares, e apenas Carille, no final do Brasileirão, foi quem deu mais chances para o lateral, que têm futuro indefinido na Vila Belmiro.

VEJA TABELA COM OS JOGOS DO SANTOS NO PAULISTÃO 2022

ZAGUEIROS

Luan Peres e Lucas Veríssimo formavam uma dupla de respeito no Santos até o começo de 2021 e eram considerados pilares defensivos do Peixe. Ambos formaram a dupla titular contra o Palmeiras, na final da Libertadores de 2020, disputada em janeiro.

Logo depois do vice-campeonato, Veríssimo foi para o Benfica. Embora tenha sido muito importante para a equipe, sua saída foi vista como bem-vinda pela diretoria, que tentava sanar dívidas. Luan Peres ficou pouco mais de cinco meses, e foi vendido no meio do ano para o Olympique de Marselha, de Sampaoli.

O primeiro nome para preencher a vaga deles foi Kaiky. O garoto de 17 anos oscilou, mas terminou bem a temporada. Ainda, contra o Deportivo Lara na Libertadores, ele se tornou o segundo atleta mais jovem a marcar na competição continental.

Quem também causou impacto positivo foi Emiliano Velázquez. Contratado em agosto após sair do Rayo Vallecano, ele não demorou para encaixar no sistema de três zagueiros de Carille, e foi peça importante no segundo turno do Brasileirão, disputando 10 jogos.

Precisando de mais peças na zaga, a diretoria santista chamou de volta Wagner Leonardo, que estava emprestado ao Náutico, onde era destaque da equipe pernambucana. No Santos, foi titular na maior parte do tempo, mas teve uma queda de rendimento.

Danilo Boza chegou ao Santos após impressionar no Paulistão pelo Mirassol, mas acabou tendo poucas chances, e quando esteve em campo, deixou a desejar. Ele irá retornar ao Mirassol.

Uma das razões para o Santos ter ido no mercado em busca de defensores se deve pela grave lesão no joelho de Cléber Reis, atleta que estava afastado dos treinamentos do Santos. Luiz Felipe e Robson Reis passaram a ser a "3ª opção" na zaga, porém ambos não tiveram ano positivo.

LATERAIS-ESQUERDOS

Felipe Jonathan tomou conta da lateral/ala-esquerda do Santos. Com 58 jogos na temporada 2021, foi um dos que mais atuou pelo Peixe, com contribuiu com apenas dois gols e quatro assistências.

A baixa produção ofensiva fez com que as críticas aumentassem em direção ao titular. E o seu substituto, Moraes, que pertence ao Atlético-GO e foi emprestado ao Peixe em maio, não conseguiu fazer sombra ao camisa 3.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos