Retrospectiva 2022: Veja os atletas brasileiros que conquistaram medalha de ouro em Mundiais

Fadinha, Rebeca e Toledo são destaques em 2022 (Divulgação Ricardo Bufolin/ Thiago Diz/World Surf League)


O Time Brasil fechou mais uma temporada brilhante nos esportes olímpicos. Ao todo, foram 23 medalhas conquistadas em Mundiais de diversas modalidades, com sete medalhas de ouro celebradas por grandes atletas, como Rayssa Leal, no skate, Rebeca Andrade, na ginástica artística, e Filipe Toledo, no surfe. Abaixo, confira outros vencedores dos campeonatos mais importantes de 2022 e a lista completa de medalhistas do Time Brasil.

Os atletas brasileiros trouxeram para casa sete ouros, seis pratas e dez medalhas de bronze conquistadas em Mundiais. Os sete primeiros colocados foram: Alison dos Santos (atletismo); Ana Patrícia/Duda (vôlei de praia); Filipe Toledo (surfe); Mayra Aguiar (judô); Rafaela Silva (judô); Rayssa Leal (skate); Rebeca Andrade (ginástica artística).

+ Veja curiosidades da trajetória de Pelé, o maior jogador da história

Conhecido como Piu, o carismático Alison dos Santos fez a melhor temporada de sua carreira. Perfeito no decorrer do ano, ele venceu todas as nove provas que disputou, incluindo o Mundial de 400m com barreiras, sua especialidade.

Já a dupla Ana Patrícia e Duda venceu o Mundial de vôlei de praia com vitória sobre as canadenses Bukovec e Brandie por dois sets a zero. O torneio foi disputado em Roma, na Itália, em junho deste ano. Foi o primeiro Mundial na categoria profissional da vida das duas atletas - ambas foram bicampeãs mundiais sub-21 no início de suas carreiras.

Faltava Filipe Toledo conquistar o tão almejado título mundial de surfe para o Brasil. No WSL Finals na praia de Lower Trestles, na Califórnia, o astro derrotou o compatriota Ítalo Ferreira e ficou com o primeiro lugar do ranking de etapas. Essa foi a quarta vitória consecutiva do Brasil na World Surf League - Medina venceu em 2018 e 2021, além do próprio Ítalo Ferreira, em 2019.

No tatame, Mayra Aguiar, na categoria até 78kg, e Rafaela Silva, na categoria até 57kg, venceram o Campeonato Mundial de Judô. O torneio foi realizado em Tashkent, no Uzbequistão. Agora, Mayra pode gritar ao mundo que é tricampeã, enquanto Rafaela Silva ostenta o posto de bicampeã após duro período marcado por punição de doping.

Prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Rayssa Leal também faturou o troféu mais importante da sua modalidade. A Street League Skateboarding (SLS) foi decidida no Rio de Janeiro, na Arena Carioca 1, com show da jovem de apenas 14 anos. Inspirada durante toda a temporada, após título incontestável do STU Open Rio, ela fechou com o primeiro lugar em todas as etapas do Mundial de skate, derrotando adversárias e amigas como Pâmela Rosa e Chloe Covell.

Para fechar a lista, Rebeca Andrade se sagrou a primeira atleta brasileira a conquistar a medalha de ouro do Campeonato Mundial de Ginástica Artística na categoria individual geral - considerada a mais importante no cenário esportivo. Ela também conquistou o bronze no solo, com espetáculo marcado pela música "Baile de Favela". Após a conquista, Rebeca destacou, em entrevista coletiva, que está mais próxima da aposentadoria do que do início da carreira - a despedida dos ginásios pode ocorrer após os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Medalhistas brasileiros em Mundiais disputados em 2022:

Medalhas de ouro

Alison dos Santos - 400m com barreiras
Ana Patrícia/Duda - Vôlei de praia
Filipe Toledo - Surf
Mayra Aguiar- Judô (categoria até 78kg)
Rafaela Silva - Judô (categoria até 57kg)
Rayssa Leal - Skate Street
Rebeca Andrade - Ginástica artística (individual geral)

Medalhas de prata

Beatriz Souza - judô (categoria + 100kg)
Bia Ferreira - Boxe (categoria até 60kg)
Isaquias Queiroz - Canoagem velocidade (categoria C1 1000m)
Ítalo Ferreira - Surfe
Vitor/Renato - Vôlei de praia
Vôlei feminino

Medalhas de bronze

Ana Marcela Cunha - Águas abertas (prova de 10km)
André/George - Vôlei de praia
Arthur Nory - Ginástica artística (barra)
Daniel Cargnin - Judô (categoria até 73kg)
Guilherme Costa - Natação (400m livre)
Luiz Francisco Mariano - Skate park
Letícia Oro - Salto em distância
Milena Titoneli - Taekwondo (categoria até 67kg)
Rebeca Andrade - Ginástica artística (solo)
Vôlei masculino