Relembre carreira de Maurício Barbieri, possível novo treinador do Vasco


O Vasco busca um novo treinador para próxima temporada e Maurício Barbieri está cotado para assumir este cargo. A negociação está bem avançada e promete ter um final feliz.

A decisão da diretoria vem gerando muita repercussão nas redes sociais. O treinador tem apenas 41 anos, mas já vivenciou momentos marcantes ao longo de sua curta carreira no futebol.

+ Messi protagoniza memes da classificação da Argentina; Lautaro vira piada

Mauricio Barbieri - Flamengo
Mauricio Barbieri - Flamengo

Barbieri passou pelo Flamengo em 2018 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

+ Cobiçado por clubes da Europa, Andrey Santos segue focado no Vasco

INÍCIO DE BARBIERI


Após conseguir acesso no Campeonato Carioca pelo Audax Rio e desempenhar trabalhos promissores no Red Bull Brasil, Guarani e Desportivo Brasil, chegou ao Flamengo em março de 2018 para trabalhar na comissão técnica.

FLAMENGO

Em pouco tempo, acabou sendo promovido para interino. Paulo Cezar Carpegiani, que vinha sendo treinador da equipe rubro-negra no início da temporada, foi demitido após um reformulação proposta por Ricardo Lomba, vice-presidente do clube na época.

O início de Barbieri no Flamengo foi promissor. O treinador conseguiu utilizar Vini Jr, Lucas Paquetá, Diego Ribas e Everton Ribeiro juntos no time titular e implementou um estilo de jogo ofensivo através do esquema 4-3-3.

As boas atuações fizeram com que fosse efetivado como treinador do clube em junho daquele ano. No entanto, esta química entre comandante e elenco não durou por muito tempo.

A falta de experiência de Barbieri acabou virando um problema para muitos rubro-negros. Com as eliminações da Libertadores e Copa do Brasil para Cruzeiro e Corinthians, acabou sendo demitido do Flamengo.

GOIÁS


Barbieri chegou ao Goiás em dezembro de 2018. Apesar do bom aproveitamento (73%), as derrotas em jogos decisivos acabaram prejudicando seu trabalho. Após perder os dois jogos da final do Campeonato Goiano, os dirigentes do clube optaram por demiti-lo.

AMÉRICA-MG

Em maio de 2019, foi anunciado pelo América-MG para tirá-lo das últimas colocações da Série B. Apesar da expectativa, novamente não conseguiu obter uma sequência no comando. Após sete jogos e apenas uma vitória, foi demitido com apenas dois meses.

CSA

Chegou ao CSA em dezembro de 2019 e comandou os jogadores por somente seis jogos. A campanha negativa na Copa do Nordeste e a precoce eliminação na Copa do Brasil acabaram culminando na rápida insatisfação dos dirigentes e torcedores.


RB BRAGANTINO

Após uma sequência de trabalhos curtos, Barbieri chegou ao RB Bragantino em setembro de 2020 e obteve a continuidade que tanto buscava. O treinador conseguiu, durante um trabalho de longo prazo, implementar um padrão de jogo na equipe paulista.

Com 151 jogos comandados, mais de dois anos de trabalho e campanhas positivas em dois Brasileiros consecutivos, acabou deixando Bragança Paulista após uma sequência de resultados ruins. Apesar da demissão, conseguiu deixar um bom legado no clube.

POSSÍVEL CHEGADA AO VASCO

O treinador chegaria para substituir Jorginho na próxima temporada. O Vasco vem atravessando um período de reformulação nos últimos meses após ser comprado pela 777 Partners e busca um nome qualificado e atualizado para comandar uma equipe competitiva na próxima temporada. Resta saber se Barbieri terá tempo e paciência para tentar implementar um padrão de jogo no elenco cruz-maltino.