Relembre as campanhas da França nas fases de grupos de 1998 e 2018, quando foi campeã mundial

A França enfrenta a Tunísia nesta sexta-feira pela Copa do Mundo do Catar, mas sem a pressão de ter que vencer a partida, pois garantiu sua vaga nas oitavas de final após a vitória sobre a Dinamarca, na segunda rodada. Mesmo com desfalques por causa de lesões, a equipe do atacante Kylian Mbappé é uma das favoritas a conquistar o Mundial deste ano, o que lhe daria o tricampeonato.

Jogo a jogo: Confira tabela de jogos da Copa do Mundo 2022

Trace o destino das seleções: No simulador da Copa do Mundo 2022, você decide quem ganha

Álbum completo: conheça todos os 831 jogadores da Copa

Apesar de ser um país com tradição no futebol, a França levou algumas décadas, e nove participações, para conseguir seu primeiro título. O triunfo só veio em 1998, quando inclusive sediou a competição. Até então, a seleção não havia sequer chegado a uma decisão de Copa do Mundo.

Naquela ocasião, a equipe liderada pelo técnico Aimé Jacquet encarou a África do Sul, a Dinamarca e a Arábia Saudita na fase de grupos, com vitória em todos os confrontos. A seleção, liderada pelo meia-atacante Zinedine Zidane, sofreu apenas um gol naquela fase, da Dinamarca.

Bola de Cristal: Ferramenta analisa as chances da seleção após cada jogo do Mundial

Vinte anos depois, em 2018, a França chegou à Copa da Rússia com um time recheado de estrelas, do porte de Griezmann, Kanté, Pogba e a então revelação Mbappé. Dessa vez, sob o comando de Didier Deschamps, capitão do time de 1998.

Messi x Lewandowski: entenda a relação marcada por indiretas e tensão entre craques de Argentina e Polônia

Bélgica, Uruguai e outros: veja seleções que têm problemas internos na Copa do Mundo

Assim como em 1998, há quatro anos a classificação para as oitavas-de-final foi obtida já na segunda rodada da fase de grupos. Ao contrário da campanha do primeiro título, no entanto, empatou um jogo, contra a Dinamarca, vencendo os outros dois confrontos contra Austrália e Peru.