Reis do ponto facultativo: Brasil é seleção que mais vai jogar em dias de semana na Copa

De quatro em quatro anos, o futebol vira o assunto preferido do brasileiro. Mesmo os que não tem o costume de torcer para a seleção brasileira, que busca no Catar, a conquista do sexto título em Copas do Mundo, confessa que fica feliz conforme o Brasil vai passando de fase. Mas se engana quem pensa que é pela vontade de ver o país no topo do principal campeonato de futebol do planeta. A razão, na verdade, é outra: o ponto facultativo nos dias de jogos.

Até agora, o Brasil fez quatro jogos na Copa do Mundo. Os quatro foram em dias de semana. Dessa forma, mais do que a alegria de ver a seleção praticando um futebol bonito e vitorioso, tem a felicidade de poder, mesmo que por algumas horas, largar o batente para descansar ou ter um momento de lazer.

Para melhorar, a partida das quartas de final contra a Croácia será numa sexta-feira. E 12h. A tendência é que os trabalhadores comecem cedo no batente e, instantes antes da bola rolar, larguem a labuta e já emendem no final de semana.

Se chegar até a final, o Brasil terá dado seis dias com ponto facultativo para os brasileiros. Isto é porque, caso vença a Croácia, enfrentará o vencedor de Argentina e Holanda na terça-feira (13), às 16h. Se conseguir a classificação para a final, só aí jogará num fim de semana, no domingo, dia 18.

Veja as seleções que mais jogaram em dias de semana:

Brasil - Todos os 5 jogos (contando com as quartas de final) em dias de semana

Croácia, Holanda e Portugal - 4 dos 5 jogos em dias de semana

Argentina, França, Inglaterra e Marrocos - três dos 5 jogos em dias de semana