Rei do Rio! Flamengo defende soberania na história recente dos clássicos cariocas; veja raio-x

LANCE!
·2 minuto de leitura


Em situações opostas na tabela da Taça Guanabara, Flamengo e Fluminense fazem neste domingo, no Maracanã, o primeiro clássico carioca na temporada 2021. Mesmo com o time repleto de jovens, o Rubro-Negro conta com as estatísticas recentes para chegar com moral na partida. Afinal, de 2019 para cá, o clube disputou 28 clássicos contra os três rivais do Rio de Janeiro e defende uma verdadeira supremacia.

+ Flamengo define prioridades e vai ao mercado por reforços; veja lista com 20 opções

Nas últimas duas temporadas, o Fla acumulou um retrospecto invejável nos clássicos: 18 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Um aproveitamento total de 72,6%. Curiosamente, todas as três derrotas foram para o Fluminense, próximo adversário do Rubro-Negro: uma na semifinal da Taça Guanabara 2019, outra na Taça Guanabara 2020 e a última no segundo turno do Brasileirão 2020.

Em contrapartida, o histórico geral confirma a soberania rubro-negra no Rio de Janeiro. Atual bicampeão do Carioca, o Flamengo passou a colher os frutos da reestruturação que sofreu nos últimos anos e aumentou a disparidade sobre os rivais da cidade dentro de campo. Em 15 partidas contra Vasco e Botafogo, por exemplo, o clube não foi superado nenhuma vez.

+ Veja mais notícias do Flamengo

Em 2019, ano que conquistou o Brasileirão e a Libertadores, o Flamengo teve 71% de aproveitamento nos clássicos (nove vitórias, cinco empates e uma derrota). Na temporada passada, o desempenho foi ainda melhor. Em 13 jogos contra rivais, o Rubro-Negro venceu nove, empatou dois e perdeu outros dois, superando a marca de 74% de aproveitamento.

+ Confira a tabela completa do Cariocão

RETROSPECTO DO FLAMENGO EM CLÁSSICOS DESDE 2019

28 JOGOS - 18V/7E/3D
- 72,6% de aproveitamento
- 28 gols a favor e 15 gols contra

- vs Fluminense (Carioca e Brasileirão)
7V/3E/3D - 18 gols a favor/13 gols contra
Bruno Henrique (4), Gabigol (4), Pedro (2), Filipe Luís (2), Arrascaeta, Michael, Vitinho, Everton Ribeiro, Gerson e Renê

- vs Vasco (Carioca e Brasileirão)
6V/3E - 19 gols a favor/8 gols contra
Bruno Henrique (7), Arrascaeta (3), Gabigol (3), Everton Ribeiro, Arão, Vitinho, Lucas Silva, Léo Pereira e Danilo Barcelos (contra)

- vs Botafogo (Carioca e Brasileirão)
5V/1E - 11 gols a favor/4 gols contra
Bruno Henrique (3), Gabigol (3), Everton Ribeiro (2), Michael Lincoln e Gerson

Artilheiros do Flamengo nos clássicos desde 2019:
Bruno Henrique (15)
Gabigol (10)
Arrascaeta (4)
Everton Ribeiro (4)
Gerson (2)
Pedro (2)
Vitinho (2)
Filipe Luís (2)
Michael (2)
Willian Arão
Léo Pereira
Lucas Silva
Lincoln