Reforço do Chelsea, João Félix tem nova chance de provar seu valor


Novo reforço do Chelsea até o fim da temporada, João Félix ganha uma nova oportunidade na carreira para provar seu valor após três anos e meio no Atlético de Madrid. Após explodir com a camisa do Benfica em 2018/2019, onde marcou 15 gols e contribuiu com nove assistências em 26 partidas do Campeonato Português, o atleta não seguiu tendo a progressão esperada.

Logo após conquistar o título da Primeira Liga, o jovem participou do triunfo com Portugal da Liga das Nações. A ascensão do jogador fez com que ele fosse eleito o Golden Boy da temporada, prêmio dado ao melhor atleta sub-21 pelo jornal italiano "Tuttosport". Na disputa pelo Troféu Kopa da Bola de Ouro, o português ficou com a 3ª colocação, atrás de Matthijs de Ligt e Jadon Sancho.

+ Federação internacional aponta quais foram os melhores técnicos de clubes do mundo em 2022

Chegando no Atlético de Madrid, João Félix encontrou uma estrutura e um modelo de jogo diferente do que estava acostumado. Apesar das estatísticas provarem que seus números melhoravam ano após ano, o meia-atacante perdia espaço com Diego Simeone até que somou 1987 minutos em 2021/2022 em 35 partidas, o que dá uma média de 56 minutos por jogo.

Nesse período, a imprensa espanhola relatava uma relação conflituosa entre jogador e técnico ao longo do anos. O nome do português era alvo de perguntas constantemente a cada coletiva dada pelo treinador argentino. O tema e os questionamentos do motivo pelo qual o atleta nunca conseguiu repetir o mesmo sucesso na Espanha que apresentou em Portugal era intrigante.

Cedido ao Chelsea por empréstimo, João Félix tem pouco tempo para provar que pode ser o jogador revelado pelo Benfica. Em uma equipe atordoada com lesões e com um treinador vivendo sua maior oportunidade na carreira, o jovem chega com grandes expectativas da torcida, mas que precisam ser comprovadas em campo, na Premier League e Champions League.

- É um jogador de qualidade, vai marcar a diferença no ataque e estou querendo trabalhar com ele. É jovem e tem muita experiência. Nos dá um impulso. Já estou ciente da operação há algum tempo, mas com as lesões que tivemos, aceleramos por ele. É bom tê-lo aqui e que possa treinar conosco - disse Graham Potter, treinador do Chelsea nesta quarta-feira.

Após o fim da temporada, João Félix retornará ao Atlético de Madrid, com quem assinou novo contrato até 2027. No futuro, a equipe colchonera não parece dar garantias de que Diego Simeone continuará em seu cargo ou se uma renovação acontecerá em breve. E boas apresentações podem fazer com que o português seja visto de outra maneira pelo mercado.

João Felix pelo Atlético de Madrid
João Felix pelo Atlético de Madrid

João Félix não conseguiu ter sucesso com a camisa do Atlético de Madrid (Foto: Thomas Coex / AFP)