Recheado de atrações e com entrada gratuita, MTB Weekend começa aporta em Nova Lima (MG)

Brasileiro de E-MTB é um dos destaques na programação-(Divulgação)


A edição inédita do MTB Weekend, evento de ciclismo mountain bike que reúne quatro competições de diferentes níveis na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), tem início nesta sexta-feira (2), sendo realizado até domingo (4). Além das provas ciclísticas - Brasileiro de E-MTB, Brasileiro de Eliminator, Mineiro de XCO e Desafio Nova-limense de Maratona -, o público que for ao evento, sempre com entrada gratuita, encontrará também outras atrações, como shows de rock, alimentos e bebidas, área de exposição e Feira Artesanal.

-O MTB Weekend será uma grande festa da bike em Nova Lima. Entre os principais destaques esportivos está o maior campeonato brasileiro de E-MTB até hoje na história do País, com quase 100 inscritos com suas bikes elétricas. Além disso, temos mais 60 bikes elétricas inscritas na maratona e XCE. Outro destaque é a presença maciça de crianças, que farão o seu show na tarde de sábado, a partir das 14h, na pista do eliminator. Vamos encerrar com chave de ouro a temporada de 2022 do ciclismo nacional, que teve início de forma brilhante com a Copa do Mundo de Mountain Bike, no mês de abril- comemorou Rogério Bernardes, organizador do evento.

Atletas confirmados

A lista de inscritos da competição conta com grandes destaques do esporte nacional. Entre os homens, estão confirmados nomes bastante conhecidos dos entusiastas do ciclismo brasileiro, tais quais: Luiz Cocuzzi, Rubinho Valeriano, José Gabriel Marques, Renato Rezende, Lukas Kaufmann, Pedro Hilo, Albert Morgen, Gabriel Giovannini, Mário Couto, entre outros. Entre as mulheres, destacam-se nomes como Stefanye Lindolfo, Patrícia Loureiro, Marcela Lima, Aline Simões, Letícia Coura, Fabiana Brandão, entre outras.

As competições

O Brasileiro de Eliminator (XCE), marcado para ter início das baterias na sexta-feira, às 15h, abre a competição. Nele, serão conhecidos os campeões das elites masculina e feminina, em que poderão participar atletas filiados a partir de 17 anos, ou seja, a partir da categoria Júnior. É a primeira vez que a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) realiza o Campeonato Brasileiro dessa modalidade que tem crescido mundo afora. Além das categorias únicas – masculina e feminina – do Campeonato Brasileiro, o evento terá outras categorias especiais para os amantes do MTB se divertirem: Infantil, Expert, Master e uma exclusiva para bikes elétricas, que não serão conferidas, podendo estar em qualquer configuração.

Outra disputa de nível nacional, o Brasileiro de E-Mountain Bike será responsável por encerrar a competição no domingo, com as corridas das elites masculina no circuito de Cross Country Olímpico (XCO). Todas as bicicletas terão suas velocidades aferidas, e devem chegar configuradas com limite de 25 km/h. Existem outras 12 categorias para os atletas se divertirem, com idade começando em 12 anos, na Teen, até os mais experientes (acima de 50 anos) na Veterano. Nessas categorias as bikes não serão conferidas e podem participar com qualquer configuração.

Já o Campeonato Mineiro de XCO terá disputas no sábado (3) e também no domingo. Diferentemente dos dois campeonatos a nível nacional, o Mineiro de XCO terá uma vasta quantidade de disputas, dividido em quatro baterias. Três das baterias serão no sábado – 8h (masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50), 10h (femininas Elite, Sub23, Júnior, Sub15, Sub17, Sub-40, Sub-50, Over-50) e 12h (masculinas Elite, Sub23, Júnior) – e a última no domingo, às 8h (masculinas Sub-15, Sub-17, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65). O diferencial dessas provas é que não é preciso estar filiado para competir, exceto na Elite, Sub23 e Júnior, pois haverá um pódio geral e um pódio exclusivo para o Campeonato Mineiro.

Por fim, o evento terá a realização do Desafio Nova-limense de Maratona, em que não haverá necessidade de estar filiado a nenhuma federação para competir. A largada da Maratona acontecerá no sábado, às 14h, contando com as seguintes categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina e Feminina, Expert Masculina, Cadete Masculina, Máster Masculina, Veterano, Peso Pesado, Segurança Pública, Gravel Masculina e Feminina, Dupla Masculina, Dupla Feminina/Mista, Hand Bike e Turismo (não competitiva). Além dessas categorias, o evento tem a categoria Kids, para crianças acima de 1 ano até 12 anos, que é participativa.

Show musicais

Quatro shows vão agitar a arena do MTB Weekend, no fim de semana. O primeiro show será o da banda Deixa os Cara, no sábado às 13h30. Ainda neste dia, a banda Ziggy Blue se apresenta, às 16h. No domingo, o primeiro show do dia será o da banda Monolitos, às 11h30, enquanto a banda Seu Genésio encerra o evento, às 15h. Todas as apresentações acontecerão no lounge da Sense Bike.

O local do evento

A região da Lagoa dos Ingleses é conhecida nacionalmente pelas inúmeras trilhas, por onde se aventuram os amantes de esportes, como o mountain bike, em suas diversas modalidades. O evento pretende atrair mais de 1.000 visitantes e turistas das 5 regiões do país e, com isso, movimentar a cadeia produtiva em estabelecimentos como hotéis, pousadas, bares, restaurantes, dentre outros.

Sobre o MTB Weekend

Realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Lima por meio da Secretaria de Turismo e organizado pela CIMTB o MTB Weekend conta com os patrocínios de Sense Bike e CSul, co-patrocínio de Probiótica, apoios de Shimano, Arrival, Açaí Fresh e Cervejaria 040, e a parceria institucional de Associação Geral, Centro Comercial, Emater e Projeto Trilhas. A supervisão fica por conta da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

Apesar das atividades oficiais acontecerem entre sexta-feira e domingo, já houve movimentação no local a partir de quarta-feira (30/11), primeiro dia de montagem da feira e de reconhecimento à pé da pista. Essa programação se repete na quinta-feira (1º/12), véspera da competição. No sábado e no domingo haverá a Feira Artesanal Itinerante com produtos agroecológicos, artesanatos e quitandas típicas da cidade.

Mais informações sobre o MTB Weekend:


Site: https://www.mtbweekend.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/mtbweekend_