Recente lesão de Filipe Luís abre debate: quem deve ser o reserva imediato do lateral no Flamengo?

·3 minuto de leitura


Depois de ficar fora dos últimos cinco jogos, Filipe Luís deve ser a novidade do Flamengo contra o Barcelona de Guayaquil nesta quarta-feira, às 21h30, em partida válida pela semifinal da Libertadores. O jogador sofreu uma lesão na panturrilha no começo deste mês, mas já está recuperado e viajou com o grupo para o Equador. Nesse período de tempo, Ramon e Renê ganharam oportunidades no time titular e o debate sobre quem deve ser o reserva imediato ficou em alta entre a torcida.

> Renato busca repetir vitória histórica sobre o Barcelona na Libertadores

Na partida contra o Palmeiras, válida pela 20ª rodada do Brasileirão, Ramon foi o titular do Flamengo. Naquela oportunidade, além de Filipe Luís, o próprio Renê não tinha condições de jogo. Dentro de campo, o jogador crida da base rubro-negra teve uma atuação sólida, sobretudo na defesa.

De acordo com dados do site "FootStats", Ramon foi o líder do Flamengo em desarmes, com três, conseguiu uma interceptação, acertou 29 passes e não cometeu uma falta sequer. Recentemente, o lateral, inclusive, revelou que recebe conselhos tanto de Filipe Luís quanto Renê e que isso o ajudou a evoluir na parte defensiva.

- Estou muito feliz com a minha evolução na parte defensiva. O Filipe Luís e o Renê são mais experientes e estão sempre me ajudando. A comissão também tem sido muito importante nesse processo de amadurecimento e evolução. Estou sempre pronto para ouvir, aprender e colocar em prática quando tenho a oportunidade - revelou o lateral.

No entanto, após este duelo, Renê se recuperou e assumiu a titularidade nos demais quatro jogos em que Filipe Luís esteve de fora. Contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, o camisa 6 errou apenas quatro passes, conseguiu um desarme e cometeu uma falta.

Já na partida diante do Grêmio válida pelo Brasileirão, Renê errou apenas dois dos 61 passes que tentou, conseguiu dois desarmes, três interceptações e cometeu uma falta.

Na ida da semifinal da Libertadores, foram 41 passes certos, cinco desarmes - melhor marca do jogo -, um cruzamento certo e uma falta cometida, segundo dados do "FootStats".

> Quem será o campeão da Libertadores? Veja a tabela e simule!

Após estes três jogos, parte da torcida criticou o jogador e pediu a entrada de Ramon no time titular. Mesmo assim, Renato Gaúcho bancou o camisa 6 e o manteve entre os 11 iniciais contra o América-MG, no último fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro.

No entanto, neste confronto, o desempenho teve uma queda significativa, especialmente porque ele falhou no gol do Coelho. Na reta final do jogo, o lateral perdeu a bola e possibilitou mais um ataque do América-MG, que conseguiu o empate. Vale destacar que Renê chegou a sofrer críticas xenofóbicas através das redes sociais após a falha.

Para a partida desta quarta-feira, contra o Barcelona-EQU, o Flamengo já deve ter Filipe Luís de volta entre os 11 iniciais. Entretanto, o técnico Renato Gaúcho costuma frisar em coletivas que não tem um time, mas sim um grupo e que há espaço para todos.

Assim, é provável que o treinador poupe jogadores em algum momento na sequência da temporada - como fez no último domingo, por exemplo. Nesse cenário, a recente atuação de Ramon, que passou segurança, e a de Renê, que ainda busca convencer parte da torcida rubro-negra, esquentam de vez o debate sobre quem deve ser o reserva imediato de Filipe Luís para a sequência da temporada.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos