Receitas fáceis e rápidas para preparar uma refeição completa

Yahoo Vida e Estilo

Em apenas um mês de quarentena, de abril a maio deste ano, a busca por receitas na internet aumentou 30%. A procura por receitas simples, rápidas ou clássicas demonstram uma necessidade neste período em que os restaurantes estão fechados ou funcionando apenas para delivery. Já são cem dias de confinamento (deveria ser para quem tem o privilégio de ficar em casa), não é mesmo?

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 minuto e receba todos os seus e-mails em um só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Siga o Yahoo Vida e Estilo no InstagramFacebook e Twitter, e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

E para quem prefere comer refeições saudáveis, uma boa alternativa é recorrer às receitas online e se arriscar na cozinha. Mas não precisa ter nenhum conhecimento básico das artes culinárias para preparar um bom prato, não! Só precisa dos ingredientes certos e a receita perfeita.

Leia também

Pensando nisso, o Yahoo! preparou uma série de vídeos com pratos clássicos, fáceis e rápidos de cozinhar no dia a dia. Desde um arroz soltinho e uma receita de feijão que não necessita do uso de panela de pressão, à de bolos, doces, caldos... Agora você não tem desculpa para não aprender a fazer uma refeição completa, saudável e saborosa.

Confira abaixo todas as receitas

Arroz soltinho

Aprenda a preparar o clássico do dia a dia brasileiro, o arroz. E damos dicas para deixá-lo branquinho e solto. Confira nosso vídeo e a receita abaixo.

Ingredientes (2 a 3 pessoas)

1 xícara de arroz branco básico
¼ de cebola picada em cubinhos
2 xícaras de água
2 folhas de louro
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer

Leve uma panela ao fogo com água. Em outra panela, coloque o azeite e deixe aquecer. Acrescente a cebola e deixe ficar transparente. Na sequência, acrescente o arroz (sem lavar antes). Misture bem para ficar envolvido de azeite. Acrescente o sal e as folhas de louro. Misture novamente. Aguarde até os grãos de arroz mudarem a tonalidade e ficarem branquinhos. Então, acrescente 2 xícaras de água fervente, misture bem e não mexa mais. Espere começar a ferver e abaixe o fogo. Quando a água secar, use um garfo para ver no fundo da panela. Se ainda tiver água, espere tudo secar. Quando toda a água secar, tampe a panela por 5 minutos e aguarde. Depois, pode servir.

Feijão (sem panela de pressão)

Para ajudar e inspirar as aventuras na cozinha, preparamos um vídeo especial que explica como fazer feijão sem precisar usar uma panela de pressão. Quer saber como? Vejo a receita abaixo.

Ingredientes (3 a 4 pessoas)

1 xícara de chá de feijão da sua preferência (preto ou carioca)
½ cebola picada em cubinhos
1 dente de alho em cubinhos
2 folhas de louro
AZeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Coloque o feijão de molho 12 a 24 horas antes. Descarte a água, lave bem o feijão e coloque-o em uma panela funda com 4 vezes seu volume em água sem sal. Coloque as folhas de louro para cozinhar junto.

Após ferver, conte 1 hora e experimente se o grão amoleceu. Neste processo, acrescente mais água se necessário, não pode deixar o feijão "pega" no fundo da panela.
Quando o feijão estiver macio, coloque em outra panela o azeite e deixe aquecer. Acrescente a cebola e deixe ficar transparente. Em seguida, coloque o alho e refogue por uns dois minutos. Após refogar, adicione 2 a 3 conchas de feijão no e amasse suavemente, com ajuda de uma concha. Depois, junte o restante do feijão, tempere com sal e pimenta do reino até ficar ou caldo grosso.

Caldo de legumes

Que tal se aventurar na cozinha com ingredientes simples, como legumes? Confira essa receita de caldo de legumes que pode ser usada em sopas, cremes, risotos e no que mais sua criatividade permitir. E o melhor é que ele pode ser congelado e dura até seis meses. Olha só!

Ingredientes

  • 4 litros de água

  • 2 cenouras

  • 2 cebolas inteiras

  • 1 tomate

  • 1 talo de salsão

  • 1 talo de erva-doce

  • 1 colher (sopa) de azeite

  • 2 ramos de tomilho

  • 2 galhos de salsinha

  • 2 folha de louro 

Modo de preparo

Lave muito bem todos os ingredientes. Corte a cebola em quatro pedaços (pode usar com a casca); corte a cenoura em rodelas; corte o tomates na metade; fatie o talo de salsão e de erva-doce. Dobre o talo de cebolinha ao meio duas vezes, junte o tomilho, a salsinha, as folhas de louro e amarre com um barbante. 

Leve uma panela ao fogo com azeite e coloque a cebola para dourar. Acrescente a cenoura, o salsão e a erva-doce. Deixe refogar por alguns minutos. Por fim, coloque os tomates e as ervas amarradas. Coloque a água para cobrir toda a panela. Misture bem e deixe ferver. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 3 a 4 horas. Fique de olho para não secar a água. Depois, coe o caldo com uma peneira fina ou um pano de prato limpo e descarte os ingredientes. Caldo pode também ser congelado.

Panquecas

Agora você pode fazer seu próprio café em casa de modo saudável e prático, e ainda tem a chance de dar uma variada para não cair na rotina.

Por isso, que tal aprender uma receita de panquecas para mudar um pouquinho a sua alimentação matinal? É prático, rápido e super fácil!

Ingredientes

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar

1 pitada de sal

2 ovos

1 xícara (chá) de leite

2 colheres (sopa) de manteiga derretida

2 colheres (chá) de fermento em pó

1 pitada de bicarbonato de sódio

1 colher de café de essência de baunilha ou 1 fava de baunilha

óleo ou manteiga para untar a frigideira

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture até ficar homogêneo. Deixe descansar 10 minutos.

Unte uma frigideira antiaderente com um fio de óleo, passando um pedaço de papel toalha e repita essa operação a cada panqueca. Leve a frigideira ao fogo médio. Coloque duas conchas da massa no centro da frigideira, abaixe o fogo e deixe por 2 minutos até a lateral da panqueca começar a firmar e formarem bolhas no centro da massa.

Com uma espátula, vire a panqueca e deixe por mais 1 minuto para dourar o outro lado por igual. Transfira para um prato e repita até terminar a massa.

Hambúrguer caseiro

Confira a receita de com uma receita de um hambúrguer caseiro que vai deixar qualquer lanchonete com inveja. E para acompanhar, uma maionese especial. É só conferir o vídeo acima com a receita completa e os detalhes do preparo aqui embaixo. Olha só:

Você vai precisar de:

3 dentes de alho

Azeite

250 ml de leite

Óleo de soja

Banhe os dentes de alho com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180 graus por cerca de 20 a 30 minutos até ficar bem macio.

Bata o leite no liquidificador com o óleo de soja até dar uma consistência de maionese ainda fina.

Tire os dentes de alho assados da casca, misture ao leite e ao óleo e bata novamente.

Leve à geladeira por cerca de 40 minutos até dar a consistência ideal da maionese.

Para preparar a carne do hambúrguer

Misture 50% de fraldinha, 25% de acém e 25% de costela.

É importante ter uma quantidade de carne magra, mas também de gordura para dar sabor.

Pegue cerca de 180 gramas, o bastante para encher uma mão. Amasse e bata a carne para compactá-la.

Cubra a carne com azeite para não grudar na chapa e frite por 2 minutos cada lado.

Jogue uma pitada de sal e pimenta sobre ela e, por último, o queijo.

Cubra por alguns segundos para o queijo derreter.

Depois é só retirar e colocar no pão com a maionese espalhada e adicionar outros acompanhamentos a gosto. Bom apetite!

Bolo de cenoura com calda de chocolate

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate é um clássico e quase uma unanimidade entre os fãs de um bom doce, mas nem quase todo mundo consegue fazer a receita em casa. Mas talvez o Yahoo! possa ajudar nisso!

Preparamos uma receita especial com o passo a passo da receita e a lista completa de ingredientes que vai precisar para fazer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate que vai fazer você lamber os dedos. Confira!

Você vai precisar de:

3 cenouras

4 ovos

1 xícara (chá) de óleo de milho

1 ½ xícara (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda de 24 cm de diâmetro e 7 cm de altura com manteiga. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para tirar o excesso.

Numa tigela, coloque a farinha, o sal e o fermento, passando pela peneira. Misture e reserve.

Lave e descasque as cenouras. Descarte a ponta da rama e corte as cenouras em rodelas.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez - para verificar se estão bons - e transfira para o liquidificador. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata bem até ficar liso, por cerca de 5 minutos.

Junte, aos poucos, a mistura do liquidificador à tigela com os secos, mexendo delicadamente com um batedor de arame, para incorporar.

Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos. Para saber se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, pode tirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até que assar completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

Para a cobertura

½ xícara (chá) de chocolate em pó

⅓ de xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

⅓ de xícara (chá) de água

Modo de preparo

Numa panela pequena junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio e mexa com o batedor de arame até ferver.

Depois que começar a ferver, mexa por mais 4 minutos, até a calda engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela. Regue a calda quente sobre o bolo frio (já desenformado) e deixe esfriar. Sirva a seguir.

Pão de ervas

Preparamos reparou um vídeo para te ensinar como preparar um delicioso pão de ervas para acompanhar seu happy hour por chamada de vídeo com os amigos ou mesmo para aqueles momentos de autocuidado.

Você vai precisar de:

3 ovos

½ xícara (chá) de azeite

1 colher (chá) de açúcar

1 colher (sobremesa) de sal

3 tabletes de fermento para pão

3 xícaras (chá) de água fria

1 kg de farinha de trigo

1 cebola média ralada

Cheiro verde, orégano, manjericão e cominho em pó a gosto

Modo de fazer

Misture numa bacia os ovos, o azeite, a água, o açúcar, o sal e o fermento e misture bem. Acrescente a cebola e as ervas picadas e misture novamente. Vá colocando a farinha e misturando com as mãos até a massa ficar bem homogênea. Divida a massa em 2 partes e coloque em duas formas compridas para pão. Deixe descansar até dobrar de tamanho. Leve ao forno preaquecido a 220 graus e deixe assar até ficar dourado.



Leia também