Insônia: 6 receitas caseiras para dormir melhor

Yahoo Vida e Estilo
Muitos fatores externos podem causar a insônia (Getty Images)
Muitos fatores externos podem causar a insônia (Getty Images)

A apneia do sono, insônia, é uma condição neurológica na qual o indivíduo não consegue dormir. Causada por ansiedade, nervosismo e diversos outros fatores, a doença é crescente no Brasil e pesquisas recentes já apontam que cerca de 73 milhões de brasileiro padecem dela.

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

O transtorno, contudo, pode ser ignorado, negligenciado ou mesmo tratado de forma errada, provocando o vício em remédios soníferos e tranquilizantes que não alteram a condição, mas a agravam. Uma pesquisa realizada pela revista científica Annals of Medicine concluiu que mudanças de hábito e tratamentos naturais são mais eficazes para combater a insônia.

Leia também

Os tratamentos mais efetivos na luta contra a apneia, portanto, são mais fáceis do que parecem e estão à sua disposição, confira:

Alguns chás são tranquilizantes

Um ótimo método de tratar a apneia é tomar chás que tranquilizem o corpo. Entre os mais eficientes encontram-se o de camomila, o de maracujá e o de erva-cidreira.

O de camomila costuma eliminar gases e incômodos estomacais, pois ajuda na digestão. Além de reduzir a ansiedade. O maracujá tem propriedades soníferas além de tranquilizantes e, a erva-cidreira, destaca-se como um poderoso calmante natural.

Misturadas, maçã, erva-cidreira e camomila são sedativas

A erva-cidreira, a hortelã e a camomila possuem ainda propriedades sedativas que, combinadas, formam um ótimo remédio para a insônia. Exemplo: pegue uma maçã, meio copo de água ou uma xícara de chá de camomila e três folhas frescas de erva-cidreira, com uma colher de mel para adoçar de forma não estimulante, como o açúcar. Após unir os ingredientes, bata todos no liquidificador e tome com calma e, de preferência, ainda morno.

Xarope de ervas ajuda 

Também dá para combater a insônia com um xarope calmante preparado de forma caseira com mel de laranjeira e ervas por meio da seguinte receita: adicione três colheres de sopa de erva-cidreira a uma colher de chá das raízes da valeriana e uma xícara de chá de mel de laranjeira.

Essa mistura costuma acalmar o corpo por suas propriedades digestivas, embora seus efeitos na mente em si sejam praticamente nulos.

Apagar as luzes e se manter longe de eletrônicos

Não é segredo o que a sua mãe dizia que cama é para dormir, mas talvez você tenha se esquecido que esta deveria ser a única função dela. Quando se deitar, desligue os aparelhos eletrônicos e afaste seu celular de forma que você precise se levantar para desligar o alarme.

Apague <em>todas</em> as luzes (Getty Images)
Apague todas as luzes (Getty Images)

Lembre-se de ficar no ambiente mais escuro possível, isso não só ajuda a dormir como permite que o sono tenha mais qualidade, uma vez que qualquer som ou luz pode afetar no processo de descanso do corpo. Portanto, também evite ler na cama e tente isolar ao máximo possível seu quarto dos sons e luzes exteriores.

Corte comidas pesadas, álcool, açúcar e café

É recomendado que se cortem comidas pesadas, cuja digestão é mais demorada, como carnes vermelhas ou uma feijoada até umas três horas antes de dormir. O sono é um momento de descanso do corpo, no qual ele entra em uma espécie de transe para restaurar e absorver o que foi vivido pelo cérebro ao longo do dia. Ao consumir alimentos pesados ou drogas de qualquer tipo, você tira o foco do cérebro de seu descanso para reagir ao que foi consumido.

Uma feijoada, por exemplo, exige muito do corpo até ser devidamente digerida e se tornar energia, além de ser extremamente energética quando processada o que pode causar indigestão ou ansiedade na hora de dormir. Produtos estimulantes como açúcar e café também podem atrapalhar no sono, não sendo recomendados antes de dormir. Álcool e tabaco também podem atrapalhar na hora de dormir, pois tiraram o foco do cérebro no momento de descanso.

Saia da cama caso não consiga dormir

Pegar no sono pode ser um processo difícil mesmo, tome cuidado para não se penalizar por estar há muito tempo tentando pegar no sono, pois isso aumenta a ansiedade e pode dificultar ainda mais o processo. Caso esteja a muito tempo tentando dormir, dê uma volta pela casa, beba uma água ou um chá, lave o rosto e volte para seu quarto. Pode ficar tranquilo, todo mundo demora para dormir e precisa liberar um pouco de energia acumulada ao longo do dia.

Leia também