Real só depende de si para encerrar jejum de cinco anos na La Liga

Time merengue é o único que depende apenas das suas próprias forças para ser campeão

Finalizada a 31º rodada da La Liga, o Real Madrid lidera a competição com 72 pontos, seguido pelo Barcelona, que soma 69. Dessa forma, a equipe merengue é a única que depende apenas de si para ser campeã da competição nacional. Mas, sim, o calendário a seguir pede cautela na hora de pegar a calculadora e estimar quando e como poderia ser definida a conquista.

Calendário mais difícil para o Real Madrid

Especialmente porque os rivais que enfrentam o Real Madrid são de ponta. Recebem no Santiago Bernabéu o Barcelona, Valencia e Sevilla, respectivamente, e visitam Sporting, Deportivo, Granada e Málaga, além do Celta de Vigo em jogo atrasado. O Barça, por sua vez, atua no Camp Nou contra Real Sociedad, Osasuna, Villareal e Eibar e atua fora diante do Real Madrid, Espanyol e Las Palmas.

O jogo-chave será o clássico válido pela 33º rodada já que pode ser definitivo para definição título. Depois do empate do Real diante do Atlético de Madrid, a equipe comandada por Luis Enrique teve a chance de assumir a liderança, mas acabou sendo derrotada para o Málaga. No entanto, a sensação é que ambas as equipes ainda perderão pontos até o fim da La Liga.

Campeão com menos pontos que nos últimos anos

Desde que Florentino Pérez chegou à presidência do Real Madrid em 2009, o Barcelona nunca havia chegado a este ponto na competição com tão poucos pontos quanto na atual temporada (69). O Real Madrid sim, mas também estava melhor em quatro dos últimos sete anos. Em 2012, por exemplo, nas mãos de José Mourinho, o time merengue somava nove pontos a mais na mesma rodada.

A média de pontos do campeão da La Liga nos últimos sete anos é de 95 pontos. Para os dois isso será impossível. O Barcelona, aliás, está perto de ter seu pior desempenho nos últimos oito anos.

Real melhor que o Barça na reta final

Tradicionalmente, nos últimos anos, o Barcelona não tem se mostrado tão forte na reta final da La Liga. No ano passado, marcou apenas 19 pontos nos últimos 10 duelos. A média, nas ultimas sete temporadas, é de 23 pontos conquistados de 30 em jogo. Menos que o Real Madrid, que, historicamente, é protagonista no sprint decisivo. No ano passado, o aproveitamento foi de 100% nas 10 últimas rodadas. Sua média de pontos nos últimos sete anos é de 26 em 30 disputados.

Dessa forma, vendo o desempenho das duas equipes nos últimos anos, o Real Madrid conquistará o título caso mantenha sua média dos últimos anos. Mas é claro que o futebol não vive apenas de história e pela frente acontecerão jogos complicados, como o decisivo clássico do próximo dia 23 de abril.