Real Madrid vence Atalanta (3-1) e se garante nas quartas da Champions

·3 minuto de leitura

O Real Madrid, do técnico Zinedine Zidane, avançou às quartas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira, ao vencer a italiana Atalanta por 3 a 1 (após uma vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Bérgamo).

Depois de duas campanhas decepcionantes na Champions, "Zizou" consegue levar de volta a esta fase o clube espanhol que foi campeão de três edições consecutivas (2016, 17 e 18), graças aos gols nesta terça de Karim Benzema (34), Sergio Ramos de pênalti (60) e Marco Asensio (85).

Os 'merengues' voltaram a se classificar entre os oito primeiros do continente pela primeira vez desde a temporada 2017/2018, quando acabaram levantando a 'Orelhuda' pela terceira vez consecutiva (e a 13ª na história).

"O objetivo da equipe era se classificar com um bom resultado. Tínhamos o resultado da ida, mas não levamos isso em conta, entramos com essa ambição de vencer a partida", disse o capitão Sergio Ramos ao canal Movistar +, após o jogo.

A equipe de Zidane entrou em campo no Estádio Alfredo Di Stéfano amparada pela vantagem do jogo de ida, mas começou sofrendo diante do Atalanta, que tinha um objetivo claro: marcar gols.

Logo no início, Robin Gosens finalizou na boca do gol, obrigando Thibaut Courtois a mostrar serviço aos 3 minutos. Um aviso para o Real Madrid, que lutava para superar a pressão sufocante dos italianos, que obrigou o time da capital espanhola a jogar muito em busca de Benzema e Vinícius Júnior.

Os italianos rondaram a área madrilenha, mas sem conseguir concluir, com um Luis Muriel muito vigiado.

- Benzema abre o caminho -

O colombiano teria o apoio no segundo tempo do compatriota Duván Zapata, que saiu após o intervalo para a entrada de Pasalic.

A Atalanta começou a mostrar um cansaço físico após a primeira meia hora, dando mais fôlego ao Real Madrid, que passou a controlar mais o jogo até que um erro do goleiro da equipe italiana levou ao gol dos madrilenhos.

Luka Modric interceptou uma saída errada do goleiro Marco Sportiello para entrar na área e tocar a bola à sua esquerda para o domínio e chute de Benzema, que abriu o placar (34).

O francês marcou assim o seu quarto gol nos três jogos que disputou desde que voltou da lesão no adutor e poderia ter aumentado com uma cabeçada dupla, defendida por Sportiello e depois pela trave (68).

O gol de Benzema deu tranquilidade ao time merengue, que após o intervalo intensificou seu jogo e assumiu o controle da partida.

- Vinícius Jr. quase marca golaço -

Em grande jogada individual, Vinícius Jr. surpreendeu com uma corrida em que deixou os marcadores para trás, mas perdeu no mano a mano com Sportiello (52). Mas logo depois participou do segundo gol madrilenho quando foi derrubado na área por Rafael Toloi.

O árbitro não hesitou e apontou para a marca de pênalti, que Sergio Ramos converteu, fazendo 2 a 0 (60), o que complicou ainda mais a reação da Atalanta.

A equipe italiana procurava as oportunidades no contra-ataque, aproveitando a contundência de Zapata, que voltou a arriscar mas esbarrou nas defesas de Courtois (67 e 76). Mas foi Muriel quem diminuiu com um belo gol de falta no ângulo (83).

A alegria não durou muito, já que apenas um minuto depois Marco Asensio, que tihavia acabado de ser colocado em campo por Fede Valverde (82), fez 3 a 1 (84), placar que garantiu o Real Madrid nas quartas de final.

"Foi importante avançar às quartas de final, temos que ir passo a passo e ver aonde podemos chegar, mas mostramos que ainda há muita fome nessa equipe e ela quer continuar vencendo", disse o meia Luka Modric, depois do jogo, ao Movistar +.

Após as eliminações de Barcelona e Sevilla na semana passada, o time merengue se torna o único time espanhol nas quartas de final por enquanto. O Atlético de Madrid vai tentar a classificação nesta quarta-feira, contra o Chelsea, após perder na ida por 1 a 0.

pve-ama/fbx/aam