Afinal, o Real Madrid ganharia a Série B? O Football Manager responde

Yahoo Esportes
Jogadores do Real comemoram o título do Mundial de 2018 (Etsuo Hara/Getty Images)
Jogadores do Real comemoram o título do Mundial de 2018 (Etsuo Hara/Getty Images)

Na última segunda, o ex-jogador Carlos Alberto comentou que o Real Madrid não ganharia a Série B se atuasse no Brasil. Mas será que isso é verdade? Como não dá para tirar a prova na vida real, o Yahoo Esportes buscou a melhor forma possível de saber como seria: simulando no Football Manager.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Para efeitos da simulação, usamos o editor para colocar a equipe espanhola no lugar do Guarani, atual último colocado da Série B. E como nada é mole, o Real foi obrigado a atuar no Brinco de Ouro da Princesa e teve que jogar o Paulistão, assim como o Bugre faz.

Leia também:

Outra modificação feita no editor para tentar colocar o máximo do Real Madrid no campeonato foi dar nacionalidade brasileira a vários jogadores do clube que não eram espanhóis, já que existe o limite de cinco não-brasileiros para cada jogo em competições organizadas pela CBF.

Paulistão

O Real Madrid foi colocado em um grupo com São Paulo, São Bento e São Caetano na fase inicial do campeonato estadual. Nos 12 jogos, os Merengues venceram oito, empataram três e perderam uma. Curiosamente, a derrota foi para a nova rival, Ponte Preta, no “dérbi campineiro”. Os empates aconteceram contra Novorizontino, Palmeiras e Oeste.

A segunda derrota do Real Madrid no campeonato veio nas quartas de final, contra o São Paulo, por 2 a 1, no Morumbi. Mas depois disso, a equipe não perdeu mais nenhuma vez. Goleou o Tricolor por 3 a 0, bateu o Palmeiras duas vezes por 2 a 1 e conquistou o título com mais duas vitórias iguais, desta vez por 1 a 0 contra o Corinthians.

Apesar do título, os madrilenhos não tiveram o melhor jogador do campeonato, prêmio recebido pelo jovem meia Arthur Gomes, do Santos. Gareth Bale foi um dos artilheiros, com 6 gols em 12 jogos, sendo superado por Ricardo Goulartt, que jogou uma partida a menos.

A seleção do campeonato teve cinco jogadores do Real: o goleiro Keylor Navas, o lateral Dani Carvajal, o zagueiro Nacho, o meia Luka Modric e atacante Gareth Bale. Completaram a equipe três palmeirenses (Bruno Henrique, Lucas Lima e Ricardo Goulart), dois santistas (Felipe Aguilar e Jean Mota) e um corintiano (Ramiro).

Série B

Sim, o Real Madrid foi campeão da Série B e sem muitos problemas. A equipe já pode levantar o troféu na 31ª rodada, após vencer o Cuiabá fora de casa por 1 a 0, com gol de Marco Asensio. Além disso, o time também conquistou o recorde de pontos da segunda divisão nacional ao alcançar 100 pontos. A maior marca até o momento foi do Corinthians em 2008, com 85 pontos.

A tabela final com o Real Madrid campeão da Série B (Reprodução)
A tabela final com o Real Madrid campeão da Série B (Reprodução)

No entanto, o título não foi de forma invicta. Os Merengues perderam duas partidas na Série B, uma contra o América Mineiro (1x2) no meio de uma Data Fifa, tendo perdido vários jogadores por causa de seleções, e outra contra o Sport dentro de casa (0x1) com o time completo. Curiosamente, o América também foi vítima da maior goleada do Madrid no campeonato, por 4 a 0.

O Real terminou a temporada com 32 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Foram 73 gols marcados e 14 sofridos, consequentemente tendo o melhor ataque e a melhor defesa do torneio.

Diferentemente do Paulistão, o Real foi muito bem nos prêmios. Sergio Ramos foi eleito o melhor jogador do campeonato, seguido pelos laterais Álvaro Odriozola e Carvajal. Os brasileiros Vinícius Júnior e Rodrygo foram as revelações do torneio. Na seleção da Série B, foram cinco jogadores: Navas, Ramos, Kroos, Dani Ceballos e Bale.

Coletivamente, o Real foi o melhor time em vários quesitos do torneio. O que mais espantou foi a diferença na criação de chances. Enquanto a equipe espanhola criou 493 chances de gol, o segundo colocado no ranking foi o Sport, com 364. Em passes completos também existiu uma grande diferença, com o Real trocou 11740 passes, enquanto a Ponte somou 8739.

A campanha completa do Real

A campanha completa do Real Madrid na temporada (Reprodução)
A campanha completa do Real Madrid na temporada (Reprodução)
A campanha completa do Real Madrid na temporada (Reprodução)
A campanha completa do Real Madrid na temporada (Reprodução)

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter

Leia também