Real Madrid fatura R$ 25 milhões com eliminação de Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla

Real Madrid entra em campo nesta quarta-feira (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)


O Real Madrid vai receber 4,7 milhões de euros (R$ 25 milhões) da Uefa por ter sido o único clube da Espanha a garantir uma vaga no mata-mata da Champions League. Isto devido às regras de divisão das premiações da entidade europeia.

+ Real Madrid e mais dois gigantes ingleses têm interesse em Bruno Guimarães, do Newcastle

O ‘market pool’ da Uefa é um mecanismo de distribuição de receitas para os clubes da Champions League de acordo com alguns fatores. Entre eles, os contratos de TV fechados por país, as campanhas na liga nacional na temporada anterior, e o desempenho na competição europeia.

Sendo assim, o Real Madrid se beneficia com as eliminações de Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla, já que foi o campeão da La Liga e é o único da Espanha que segue vivo na competição.

A bolsa comum para os clubes da Espanha na Champions League é de 56 milhões de euros. Deste valor, metade já foi distribuído entre as equipes antes do início da competição. O Real Madrid recebeu 11, 2 milhões; o Barcelona, 8,4 mi; o Atlético de Madrid, 5,6 mi; e o Sevilla, 2,8 mi.

+ Veja a tabela da Champions League

Agora, cada um desses quatro clubes teria recebido 3,9 milhões de euros pelos jogos da fase de grupos. Porém, o Real Madrid vai somar a esse valor mais 4,7 milhões de euros por ter sido o único a chegar nas oitavas de final. O clube ainda pode receber mais a depender de seu desempenho na competição.