Real Madrid, Barça e PSG conhecem cabeças de chave da Champions nesta quinta-feira

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·3 minuto de leitura
O troféu durante a cerimônia de abertura da final da Liga dos Campeões entre Manchester City e Chelsea, no Estádio do Dragão, no Porto, em 29 de maio de 2021
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

O Paris Saint-Germain de Lionel Messi e grandes nomes como Real Madrid, Barcelona, Liverpool e Juventus vão aparecer nesta quinta-feira no Pote 2 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões que será realizado em Istambul, na Turquia (às 13h00, horário de Brasília) e, portanto, são as grandes ameaças aos cabeças de chave.

Quem gostaria de enfrentar o temível PSG de Messi, Kylian Mbappé e Neymar desde o início? Ou o Real Madrid, o clube mais bem sucedido da história da competição? Ou o Barça, outro dos tradicionais pesos pesados do torneio?

Reservado aos campeões das principais ligas europeias e das últimas competições continentais, o Pote 1 tem, por isso, clubes não habituados a tal honra, como o Lille (campeão da França), Villarreal (campeão da Liga Europa) e o Sporting de Lisboa (campeão de Portugal).

Nessa copa dos cabeças de chave, estão também times temíveis como Manchester City (campeão da Inglaterra e vice-campeão na última edição do torneio europeu), Chelsea (atual campeão da competição) e Bayern de Munique (campeão da Alemanha).

O Atlético de Madrid, campeão da última Liga espanhola, também começa como cabeças de chave, buscando acertar uma velha conta pendente: a conquista do título inédito. A taça escapou por pouco em três ocasiões (as finais de 1974, 2014 e 2016). O pote 1 é completado pelo campeão da Itália, a Inter de Milão.

- Milan no Pote 4 -

O PSG é a equipe para a qual todas as atenções estão voltadas no início desta temporada, depois da sua espetacular campanha de contratações.

A chegada de Messi à capital francesa foi a transferência do ano, mas o PSG acrescentou outros nomes com 'glamour' ao seu elenco, com destaque para o espanhol Sergio Ramos, o goleiro italiano Gianluigi Donnarumma, mas também o holandês Georginio Wijnaldum e o marroquino Achraf Hakimi.

Tudo isto faz do PSG um dos grandes favoritos ao título, apesar de a 'novela Mbappé' continuar, com o interesse do Real Madrid em contratar o craque francês.

O próprio Real Madrid, 13 vezes campeão da Copa da Europa/Liga dos Campeões, é outro dos grandes aspirantes ao título. O Barça tentará mostrar que tem condições de superar a saída de Messi e sua difícil situação financeira.

Liverpool, Manchester United, Juventus e Sevilla são outras equipes poderosas no Pote 2.

Os Potes 3 e 4 também têm ameaças potenciais.

Entre elas estão o tradicionalíssimo Milan, heptacampeão europeu, e o Porto, bicampeão do torneio. Também está o Ajax, que em sua história conquistou quatro títulos deste torneio.

Também é aconselhável ter cuidado com outros clubes com menos história, mas que foram confirmados como times emergentes nos últimos anos: RB Leipzig e Atalanta.

- Pote 1 -

Chelsea (ING), Manchester City (ING), Atlético de Madrid (ESP), Villarreal (ESP), Bayern de Munique (ALE), Sporting (POR), Inter de Milão (ITA), Lille (FRA)

- Pote 2 -

Real Madrid (ESP), Barcelona (ESP), Juventus (ITA), Paris Saint-Germain (FRA), Manchester United (ING), Liverpool (ING), Sevilla (ESP), Borussia Dortmund (ALE)

- Pote 3 -

Porto (POR), Ajax (HOL), RB Leipzig (ALE), Atalanta (ITA), Zenit São Petersburgo (RUS), Benfica (POR), RB Salzburg (AUT), Shakhtar Donetsk (UCR)

- Pote 4 -

Club Brugge (BEL), Milan (ITA), Wolfsburg (ALE), Malmö (SUE), Young Boys (SUI), Sheriff Tiraspol (MDA), Besiktas (TUR), Dinamo Kiev (UCR)

Obs.: O pote 1 é composto pelos clubes campeões dos seis países mais bem classificados de acordo com o coeficiente da Uefa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal), assim como pelos vencedores das edições anteriores da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Os potes 2, 3 e 4 são definidos com base no coeficiente da Uefa de cada clube.

eba/dga/dr/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos