Rapidez e dribles em espaços curtos: conheça Warley, reforço do Botafogo

Sergio Santana
LANCE!


Warley é o nono reforço do Botafogo para 2020. Antigo desejo da diretoria, o jogador de 20 anos chega após se desvincular do Santa Cruz junto à Justiça - vale ressaltar que o Tricolor ainda pode recorrer da decisão - e assinou um vínculo por dois anos. Na última temporada, o jogador atuou por empréstimo no CSA na segunda metade do Campeonato Brasileiro.

Originalmente um lateral-direito, posição que ascendeu entre os profissionais do Santa Cruz, Warley já não é, majoritariamente, um jogador de linha defensiva. Na última temporada, o jogador ficou marcado, na passagem pelo CSA, por atuar uma faixa mais avançada do campo, sendo um meia. O LANCE! entrevistou Thiago Omena, setorista da equipe pernambucana na Rádio CBN de Maceió, que comentou sobre o atleta.

- Com o Apodi sendo um dos destaques do time e o Celsinho também tendo boas atuações na lateral-direita, o Warley teve poucas oportunidades de jogar nessa posição. O Marcelo Cabo e o Argel Fucks o aproveitaram mais como um meia pela direita - analisou.



Mapa de calor - Warley
Mapa de calor - Warley
Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Mapa de calor de Warley (Foto: Reprodução/Sofascore)

No último Campeonato Brasileiro, inclusive, Warley fez apenas uma partida como lateral-direito. Dos 13 jogos que fez na competição nacional, a grande maioria foi atuando como meia pelo mesmo flanco, em uma linha mais adiantada do gramado. Definitivamente, chega ao Botafogo não como uma opção para o setor de Marcinho e companhia, e sim para disputar uma vaga em posição mais avançada.

- É um jogador franzino, rápido, com dribles secos em um curto espaço, é leve, mas que ainda precisa, na minha opinião, ser lapidado. É um atleta em formação. Por aqui, a lateral-direita não foi o seu forte. A gente viu um jogador muito velocista, que apoia ofensivamente muito bem, mas no setor defensivo tem os seus defeitos. Por isso, vejo mais o Warley como um volante que gosta de atacar do que um lateral-direito - completou o jornalista.

Do lado direito, Warley tem uma movimentação um tanto quanto padronizada: puxar as jogadas para o meio. Mesmo sendo destro, o meia aparece com frequência em jogadas pela diagonal, trazendo para a perna esquerda. Sem se destacar fisicamente, é um jogador arisco, que dá toques rápidos na bola. No último Campeonato Brasileiro, teve médias de 12.5 passes certos por partida - destes, 7.5 foram no campo adversário.

Nas 13 partidas que fez no Brasileirão, Warley pode não ter dado assistências, mas deu 7 passes que geraram finalizações aos seus companheiros. Além disto, foram 2 faltas sofridas por partida. Defensivamente, os números não são tão destacáveis: 0.5 interceptações, 0.5 desarmes, 0.1 corte e 0.5 dribles sofridos (médias por jogo disputado). Os números foram tirados do "Sofascore".





WARLEY NO BRASILEIRÃO - POSIÇÕES QUE ATUOU

CSA 3 x 1 Avaí:

meia-direita - 15 minutos em campo
CSA 2 x 2 Atlético-MG: meia-direita - 12 minutos em campo
Botafogo 2 x 1 CSA: meia-direita - 90 minutos em campo - 1º jogo como titular
Flamengo 1 x 0 CSA: meia-direita - 90 minutos em campo - 2º jogo como titular
CSA 2 x 1 Corinthians: meia-direita - 67 minutos em campo - 3º jogo como titular
Athletico-PR 1 x 0 CSA: meia-direita - 90 minutos em campo - 4º jogo como titular
Grêmio 2 x 1 CSA: meia-central - 90 minutos em campo - 5º jogo como titular
CSA 0 x 3 Vasco: meia-direita - 25 minutos em campo
Fortaleza 3 x 0 CSA: meia-direita - 45 minutos em campo - 6º jogo como titular
CSA 0 x 1 Fluminense: meia-direita - 37 minutos em campo
Cruzeiro 0 x 1 CSA: meia-esquerda - 31 minutos em campo
CSA 1 x 2 Bahia: meia-direita - 9 minutos em campo
CSA 1 x 2 São Paulo: lateral-direito - 81 minutos em campo - 7º jogo como titular

Total: dez jogos atuando na meia-direita; uma partida como lateral-direito; um duelo sendo meia pelo lado esquerdo e um jogo como meia central. Ao todo, 682 minutos em campo.














Leia também