Quenianos faturam a 23ª Maratona de São Paulo

Neste domingo, ocorreu a 23ª Maratona Internacional de São Paulo, uma das provas de atletismo de rua mais importantes do país, e para a edição de 2017, 18 mil participantes integraram as corridas masculina e feminina, que terminaram com vitórias de atletas quenianos. Entre os homens, Paul Kimutai foi quem saiu vencedor, enquanto Leah Jerotich cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na prova das mulheres.

Kimutai venceu a Maratona pelo segundo ano seguido, cravando tempo de  2h17min56s para subir ao lugar mais alto do pódio. A concorrência deste ano, no entanto, não foi pequena: só no quilômetro 30 dos 42 que compõem o percurso é que o queniano conseguiu abrir certa margem para seus adversários, administrando a diferença até o final para triunfar.

“Minha segunda vitória na Maratona Internacional de São Paulo. Hoje fiquei feliz em defender e manter o título. Agora sou o bicampeão da prova. Mas não foi fácil. Estava calor e isso dificultou. Depois do km 30, quando assumi mesmo a liderança, comecei a gostar mais da prova, curti o percurso e fui administrando para vencer”, afirmou Kimutai.

No restante do pódio, atletas brasileiros: Edson Amaro dos Santos foi o segundo colocado com tempo de 2h21min40s, enquanto Franck Caldeira marcou 2h21min53s e foi o terceiro.

Na prova feminina, Jerotich correu a prova paulistana pela primeira vez, e não deu chance para suas adversárias, vencendo com considerável tranquilidade, devido a longa margem construída logo na primeira metade do percurso em relação as outras competidoras. O tempo que deu o triunfo para a atleta queniana foi de 2h41min58s.

“Estou feliz com o resultado. É minha primeira participação nesta prova e já consegui esse resultado. Foi muito bom. Mas o clima úmido me incomodou um pouco, especialmente no começo. Também senti um pouco de dificuldade por conta do percurso, caracterizado por muito sobe e desce. Mas no quilômetro 20, já na metade da prova, consegui abrir um pouco e depois fui administrando”, declarou Leah.

A melhor brasileira na classificação foi Marizete Moreira dos Santos, que chegou na quarta posição, e seu tempo foi de 2h55min51s.

Confira os resultados da Maratona Internacional de São Paulo:

Masculino

1: Paul Koech Kimutai (Quênia): 2h17min56s

2: Edson Amaro Arruda dos Santos (Brasil): 2h21min40s

3: Franck Caldeira de Almeirda (Brasil): 2h21min53s

4: Wellington Bezerra da Silva (Brasil): 2h22min37s

5: Francisco Ivan da Silva Filho (Brasil): 2h24min54s

Feminino

1: Leah Jerotich (Quênia): 2h41min58s

2: Priscilla Lorchima (Quênia): 2h51min04s

3: Christine Chepkemei (Quênia): 2h52min33s

4: Marizete Moreira dos Santos (Brasil): 2h55min51s

5: Simone Ponte Ferraz (Brasil): 2h56min58s