Quem será o sucessor? Veja as alternativas de Ceni para repor a saída de Gerson no Flamengo

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·4 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


Após longa negociação, Gerson está prestes a trocar o Flamengo pelo Olympique de Marselha, da França. Apesar de a transferência ainda depender da assinatura do contrato, Rogério Ceni sabe que perderá uma das maiores referências da equipe em breve e tem uma missão para as próximas semanas de trabalho: achar um sucessor à altura do Coringa.

+ Quem seria a melhor reposição interna de Gerson no Flamengo? Vote!

Pela transferência de Gerson, o Flamengo receberá cerca de 25 milhões de euros (R$ 160 milhões), com possibilidade de chegar a 30 milhões de euros com aditivos relacionados a metas pessoais e coletivas. Mesmo assim, o clube irá priorizar a questão orçamentária e não fará grandes investimentos nesta temporada para suprir a ausência do camisa 8.

O lado bom é que Rogério Ceni terá tempo para buscar um substituto com Gerson ainda à disposição. Convocado para amistosos da Seleção Olímpica, o volante retornará ao Flamengo na próxima semana e ficará como opção até que os convocados para a Copa América se reapresentem no início de julho.

+ David Luiz: alto salário inviabiliza chance de negócio com o Flamengo

Abaixo, o LANCE! lista possíveis soluções dentro do elenco rubro-negro para substituir Gerson a partir do próximo mês:

JOÃO GOMES

Gerson e João Gomes
Gerson e João Gomes

Gerson e Gomes com a taça do Carioca (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Seria a reposição natural de Gerson. Após subir para o profissional em 2020, o jovem vem aproveitando cada oportunidade recebida e conquistou a confiança de Rogério Ceni e da torcida do Flamengo. Com 20 jogos, é o atleta que mais entrou em campo pelo Rubro-Negro na temporada atual e mostrou ter características parecidas com as do camisa 8.

Dessa forma, o ponto positivo da entrada de João Gomes seria a manutenção da estrutura e dos principais mecanismos da equipe. Inclusive, vale lembrar que, quando Gerson sofreu uma lesão na coxa e desfalcou o Flamengo no início de maio, o jovem foi titular em três das quatro partidas e correspondeu às expectativas.

Apesar das semelhanças entre os jogadores, como a qualidade no passe e a proteção da bola, é preciso guardar as devidas proporções. Gomes tem apenas 20 anos e ainda não tem uma temporada completa como profissional. Mesmo com o bom futebol apresentado, a pouca idade pode pesar contra o jogador, principalmente em duelos decisivos da Libertadores.

THIAGO MAIA

Thiago Maia
Thiago Maia

Thiago Maia deve voltar aos gramados em julho (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Outro jogador que seria capaz de substituir Gerson sem mudar o estilo de jogo do Flamengo. Canhoto, dono de um bom passe e com boa noção tática, Thiago Maia também tem semelhanças com o camisa 8 e apresentou bom futebol em sua primeira temporada no Flamengo.

Uma grave lesão ligamentar no joelho, no entanto, afastou o jogador dos gramados em novembro de 2020. Desde então, ele tem evolução acima da média e está na fase final de recuperação, especificamente na transição com a preparação física. Após esse estágio, o volante será liberado para trabalhar integralmente com o grupo.

Em entrevista após o título do Carioca, Rogério Ceni indicou que espera contar com Thiago Maia a partir de julho, justamente o mês de saída de Gerson. Mesmo assim, o departamento médico do Flamengo prega cautela e afirma que o atleta ainda precisará de cerca de dois a três meses para retomar o desempenho que tinha anteriormente.

+ GALERIA: veja fotos da recepção de Rodinei e da reapresentação do Flamengo no Ninho do Urubu

DIEGO OU WILLIAN ARÃO

Willian Arão - Flamengo
Willian Arão - Flamengo

Arão vem atuando como zagueiro com Ceni (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Apesar de serem mais complexas, as últimas opções de reposição não podem ser descartadas. Atuais titulares de Rogério Ceni em outras posições, Diego e Willian Arão já jogaram como segundo homem do meio-campo em outras épocas e poderiam realizar um papel parecido com o de Gerson.

Diego é, inclusive, o jogador que mais substituiu Gerson nas vezes em que o camisa 8 foi desfalque ou poupado pelos treinadores do Flamengo desde 2019. A idade avançada e a força física requisitada pela função, no entanto, são fatores que pesam contra a escolha do capitão como substituto de Gerson. No estilo de jogo atual do Fla, o segundo volante é responsável por ajudar na pressão no campo de ataque e também pela recomposição defensiva.

Além disso, poderia haver uma situação de cobertor curto ao escalar Diego mais avançado, uma vez que deixaria em aberto a vaga de primeiro volante. Nesse contexto, Arão teria capacidade de atuar nas duas posições, mas também abriria um ponto de interrogação na defesa: quem passaria a ser o companheiro de Rodrigo Caio?

+ Quem seria a melhor reposição interna de Gerson no Flamengo? Vote!

Essas são questões que Rogério Ceni e a comissão técnica vão precisar pensar nas próximas semanas. Se substituir Gerson em jogos isolados já era uma missão complicada, encontrar um sucessor definitivo exigirá tempo, testes e treinamentos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos