Quem será o “novo Messi”? Expectativa já atrapalha jogadores

Goal.com

Bojan, Gerard Deufoleu, Tiago Luis, Matias Defederico, Erik Lamela, Paulo Dybala, Alen Halilovic, Martin Odegaard... A lista de "novos Messis" é imensa e outros nomes (alguns conhecidos e outros não) poderiam ser citados aqui.

Desde quando se tornou referência no futebol mundial, Messi sempre é colocado ao lado de jovens estrelas que apontam para um futuro tão brilhante quanto o do argentino. Porém, a previsão nem sempre é cumprida.

Essa comparação com grandes craques não é "privilégio" de Messi, mas de craques como Neymar, Kaká, com Igor Gomes sendo o caso mais recente, e até mesmo Pelé. Mas o argentino é o caso mais mundialmente famoso. Vários jogadores já foram taxados de "Messi asiático", "Messi inglês" e outros.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Este rótulo de ser o sucessor de alguém nem sempre ajuda os jovens talentos, pelo contrário. Deulofeu, o ex-novo Messi da Catalunha, afirmou que foi difícil lidar com a pressão de ser comparado com o melhor jogador da atualidade: "Tem muita gente que acha que você será o próximo Iniesta, o próximo Messi, as estrelas do futebol", disse ele à BeIn Sports.

"Quando se é jovem, é difícil escutar que você será o próximo Messi, foi o que houve comigo. Os jovens precisam trabalhar todos os dias com calma, sem pressões. Devem aprender e trabalhar. Mas muitas pessoas falam muita coisa e colocam um sonho em você que é difícil de se realizar", completou.

O jogador, hoje com 30 anos, defende o Watford, da Inglaterra, mas já rodou por diversos clubes europeus como Sevilla, Everton e Milan. Na atual temporada, ele já marcou quatro gols e deu cinco assistências em 30 jogos com o clube inglês, onde está feliz.

"Sou um jogador que não gosta de estar no banco. Quero jogar. Não importa se estou no Barcelona, no Watford ou no Bayern de Munique. Quero estar jogando. Sou muito mais feliz jogando no Watford do que seria no banco do Barcelona. Sem jogar, não se é feliz, na minha opinião", afirmou Deulofeu.

Leia também