Quem foi Mino Raiola, o superagente de jogadores

O superagente de futebol Mino Raiola morreu aos 54 anos (Foto: Stefano Guidi/Getty Images)
O superagente de futebol Mino Raiola morreu aos 54 anos (Foto: Stefano Guidi/Getty Images)

O agente de futebol de alto nível Mino Raiola morreu aos 54 anos após uma doença. A informação foi confirmada pela família de Raiola. O superagente foi hospitalizado em Milão em janeiro e passou por uma cirurgia muito delicada, mas a natureza da doença não foi revelada.

Relatórios disseram na época que a condição não era fatal e que Raiola iniciaria um período de reabilitação em casa.

Leia também:

O agente de futebol multilíngue trabalhou desde um começo humilde trabalhando em uma pizzaria para se tornar uma das figuras mais influentes do jogo mundial, intermediando mega-acordos envolvendo alguns dos jogadores mais proeminentes.

Ele foi representante de nomes como Pogba, Haaland, Ibrahimovic, Romelu Lukaku, Mario Balotelli, Marco Verratti e Henrikh Mkhitaryan, entre outros.

A Forbes estimou no ano passado que a riqueza pessoal de Raiola estava na casa dos 62 milhões de libras.

Raiola ganhou cerca de 20 milhões de libras com a venda recorde mundial no valor de 89 milhões de libras, na transação de Pogba da Juventus para o Manchester United em 2016.

O agente estava se preparando para um verão movimentado, com Pogba e Haaland entre seus clientes que deveriam trocar de clubes.

Durante o início dos anos 1990, Raiola trabalhou para a Sports Promotions, uma empresa na Holanda, e ajudou nas transferências de vários jogadores holandeses de alto nível, incluindo Dennis Bergkamp, ​​para clubes italianos.

Raiola estudou os métodos de seus colegas para aprender a conduzir essas transferências sozinho, fazendo fotocópias extras dos documentos vitais, antes de começar a negociar a mudança do astro tcheco Pavel Nedved do Sparta Praga para o Lazio em 1996.

Desde então, Raiola supervisionou inúmeras transferências de Ibrahimovic pela Europa, bem como a transferência de Balotelli da Inter de Milão para o Manchester City em 2010 e sua subsequente mudança para o Milan.

Polêmico, ele se desentendeu com o técnico do United, Sir Alex Ferguson, antes de Pogba se juntar à Juventus em 2012.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos