Quem fica e quem sai do Manchester City na próxima temporada?

O Manchester City está sempre em busca de reforços para o seu elenco, e desta vez parece que uma verdadeira revolução está a caminho. Na última temporada, os Citizens conseguiram se livrar de alguns dos jogadores mais caros: Samir Nasri, Eliaquim Mangala, Wilfried Bony e Joe Hart foram emprestados.

Além de ter que encontrar compradores em definitivo para tais jogadores nos próximos meses, o City também terá de tomar decisões importantes a respeito de seis jogadores que estão no final de contrato, vários outros que lutam por minutos nesta temporada e alguns jovens que estão emprestados.

Na verdade, considerando alguns nomes que já fizeram história no Etihad Stadium nos últimos anos, menos de dez seguirão vestindo a camisa azul de Manchester na próxima temporada. E a maior dúvida de todas está na continuidade de Sergio Aguero.

NÃO SAEM DE JEITO NENHUM!

Gabriel Jesus Man City Premier League

(Foto: Getty Images)

A única lista fácil de se prever. Raheem Sterling, Leroy Sané, Gabriel Jesus, Kevin De Bruyne, John Stones, Ilkay Gundogan e David Silva só não estarão vestindo a camisa do City na próxima temporada caso aconteça algo muito improvável.

A especulação de uma transferência de Gabriel Jesus para a Internazionale de Milão ficou só no campo especulativo. Outro brasileiro que deve seguir no clube é o meio-campista Fernandinho, que tem contrato até o término da próxima temporada.

Por causa de toda a idolatria do torcedor, certamente Sergio Aguero poderia estar nessa lista de ‘inegociáveis’. Mas não é assim que a banda toca, mesmo após os 164 gols marcados desde que chegou ao City, em 2011. Apesar de seguir fazendo boas partidas, o seu futuro ainda está longe de ser decidido.

ABERTO A OFERTAS

Sergio Aguero Manchester City

(Foto: Getty Images)

Pode ser um exagero dizer que Aguero está aberto a ofertas, principalmente com a contribuição do argentino tendo aumentado nas últimas semanas, para felicidade de Guardiola. Mas a permanência do atacante não é certa.

Embora o City sempre tenha buscado deixar claro que Aguero não está à venda, o atacante indicou que não é isso que o clube vem lhe passando e que, no final da temporada, terá uma reunião para definir a sua permanência ou não. Outro indicativo de que Sergio Aguero pode deixar os Citizens é a vontade da equipe de Manchester em contratar Alexis Sánchez, do Arsenal.

Outro ídolo que vive uma indefinição é Vincent Kompany.  O capitão voltou a entrar em campo recentemente, contra o Chelsea, mas Guardiola não deve usá-lo nos próximos jogos. Caso receba uma oferta, o zagueiro pode deixar o Etihad Stadium.

Nolito: apesar de ter começado bem a temporada, não vem sendo muito usado e não seria surpresa se fosse negociado após a sua primeira temporada no futebol inglês.

Willy Caballero: a situação de Caballero vai depender do futuro do chileno Claudio Bravo, que apesar das várias críticas recebidas, está feliz em Manchester e não estaria pensando em uma transferência. Embora o City queira manter Caballero, o argentino tem o desejo de ser titular e pode buscar este objetivo com outras cores.

Fernando: costuma entrar em campo somente nos minutos finais das partidas, mesmo com Ilkay Gundogan lesionado.

Nicolas Otamendi: a imprensa europeia tem especulado um interesse do Real Madrid no argentino, e caso os espanhóis façam uma boa oferta é difícil imaginar o City se esforçar para mantê-lo.

Outros que podem sair: Fabian Delph, Kelechi Iheanacho e Tosin Adarabioyo.

MALAS PRONTAS

Pep Guardiola Yaya Toure 11032017

(Foto: Getty Images)

Agora, sim, uma lista bem menos complicada de se adivinhar: Pablo Zabaleta, Bacary Sagna, Gael Clichy, Yaya Touré e Jesus Navas ficarão sem contrato no final desta temporada.

Zabaleta: assim como Sagna, são prováveis reforços do West Ham.

Jesus Navas: caso não aceite uma função na lateral-direita, o espanhol tem grandes chances de retornar para o Sevilla.

Yaya Touré: um dos maiores jogadores e ídolos da história do Manchester City, o marfinense ainda não teve o seu contrato renovado. Embora tenha feito boas apresentações desde que se acertou com Guardiola, Yaya mostrou certa dificuldade nos jogos de ritmo mais intenso. O momento de uma emocionada despedida pode estar se avizinhando.

Outro ícone do clube, Joe Hart também deverá ser negociado. O goleiro não foi utilizado por Guardiola e pediu para ser emprestado para o Torino. Nasri, Bony e Mangala também estão emprestados, mas podem voltar caso nenhum outro clube aceite pagar salários tão altos quanto os que recebem no City.

Com a possibilidade de perderem Zabaleta, Hart, Yaya Touré, Kompany e Aguero, o final da temporada pode reservar momentos de melancolia para os torcedores do Manchester City.