Quem é Gonçalo Ramos, o artilheiro substituto de Cristiano Ronaldo

Gonçalo Ramos comemora seu terceiro gol na Copa do Mundo. Foto: Maddie Meyer - FIFA/FIFA via Getty Images
Gonçalo Ramos comemora seu terceiro gol na Copa do Mundo. Foto: Maddie Meyer - FIFA/FIFA via Getty Images

A notícia pegou de surpresa o mundo do futebol: Cristiano Ronaldo seria banco na partida entre Portugal e Suíça pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Em seu lugar o treinador Fernando Santos escalou o jovem Gonçalo Ramos, atacante do Benfica. E a aposta deu mais do que certo.

Mas quem é o goleador que marcou 3 gols contra a Suíça e deixou o craque português na reserva pela primeira vez em jogos de Copa do Mundo?

Leia também:

Com 21 anos, Gonçalo Ramos participa de sua primeira grande competição pela seleção portuguesa, tendo sido convocado anteriormente apenas uma vez, para jogos pela Liga das Nações contra Espanha e Tchéquia. Não participou de nenhum dos jogos, que aconteceram em setembro, mas deixou uma boa impressão e recebeu uma convocação para a Copa do Mundo. O jogador passou pelas categorias de base da seleção nacional e foi vice-campeão europeu sub-19 e sub-21 por Portugal antes de chegar ao time principal.

Gonçalo tem 9 gols na Liga Portugal, primeira divisão do futebol no país, sendo o líder da artilharia. Tem ainda uma assistência. Na Champions League já havia batido um recorde do Benfica ao marcar contra o Liverpool em abril desse ano, pelas quartas-de-final, se tornando o mais jovem jogador a marcar pela equipe nas fases finais da competição. Agora no Catar novamente bateu o recorde pela seleção, se tornando o português mais jovem a marcar em um jogo das fases eliminatórias da competição, superando o craque Eusébio.

Com os gols sobre a Suíça, Gonçalo Ramos se tornou o terceiro jogador mais jovem a marcar um hattrick em Copas do Mundo, apenas atrás de Pelé e Edmund Conen, os únicos a conseguirem o feito com menos de 20 anos de idade.