Quem é o melhor brasileiro que já defendeu City e United?

Por Tauan Ambrosio 

Manchester City e United se enfrentam nesta quinta-feira (27), em jogo atrasado da 26ª rodada da Premier League, um duelo de suma importância para as aspirações de ambos em garantir uma vaga na próxima Champions League. O encontro entre os lados azul e vermelho possui toda a carga de um grande clássico, além disso é mais um embate entre os técnicos Pep Guardiola e José Mourinho.

Também poderá ser o retorno de Gabriel Jesus aos gramados, agora que já está recuperado de lesão. O Manchester City, aliás, é o único lado que tem jogadores brasileiros nesta edição do derby. Além do ex-palmeirense, os Citizens também contam com Fernando e Fernandinho em seu elenco. No total, os clubes já contrataram 16 'brasucas' em toda a sua história. Mas qual foi o melhor?

Bom, nesta análise vamos avaliar o sucesso que os jogadores listados tiveram. Ou seja, por mais que um deles tenha mostrado mais técnica ao longo de sua carreira isso não o garante no topo desta ‘eleição’. Vale somente o que eles apresentaram durante as passagens por City ou United.

Os brasileiros que jogaram em Manchester

GFX brasileiros Manchester

A primeira equipe de Manchester a contratar um brasileiro foi o United. Em 2003, Kléberson chegava cheio de expectativas após o excelente desempenho com a Seleção Brasileira na conquista do mundial realizado no ano anterior. Para se ter uma noção do quanto se esperava do meio-campista, ele era o grande astro ao ser apresentado junto de uma promessa: um tal de Cristiano Ronaldo.

No entanto, Kléberson nunca conseguiu corresponder da maneira que se esperava em Old Trafford. Até deixar o United, em 2005, o brasileiro disputou 30 jogos, fez dois gols e quando assinou pelo Besiktas, da Turquia, o torcedor vermelho de Manchester não ficou nem um pouco triste.

Uma nova leva de ‘brasucas’ chegou na cidade somente em 2007: o City trouxe Geovanni e Elano, o United contratou Anderson, que aparecia com grande destaque na armação de jogadas com a camisa do Porto. Geovanni e Elano tiveram alguns lampejos, mas na verdade o time, que ainda não era a potência atual, não ajudava. Do outro lado, Anderson ganhou grandes elogios do técnico Sir Alex Ferguson, que o recuou um pouco em campo e transformou o brasileiro em um nome constante nas escalações.

Em 2008, os gêmeos Rafael e Fábio, que jogam nas laterais, chegaram a Old Trafford e também apareceram com certo destaque [principalmente Rafael]. Visto como promessa, o jovem Rodrigo Possebon também foi contratado embora nunca tenha mostrado um grande futebol. Do outro lado da cidade, o City começava a mostrar aspirações maiores e contratou Jô e Robinho. Ambos chegaram cheio de expectativas, principalmente o ‘Rei das Pedaladas’, mas não deram certo. Para não dizer que foram os piores, os Citizens também trouxeram o desconhecido Glauber Berti, que teve menos de 10 minutos na equipe principal.

E se o United viu em Andreas Pereira [que ainda tem contrato com o clube] um bom valor para o futuro, o City apostou em dois veteranos que já não estavam no melhor momento na Europa: Sylvinho e Maicon. Os azuis tiveram mais felicidade em 2013, quando trouxeram Fernandinho. No ano seguinte veio Fernando, do Porto, e Gabriel Jesus chegou como grande contratação para a atual temporada.

E quem é, até o momento, o melhor brasileiro de Manchester?

GFX Anderson Fernandinho

Levando em consideração número de jogos disputados, importância para o time e títulos conquistados, Anderson e Fernandinho aparecem como os melhores brasileiros que já atuaram em Manchester.

Anderson teve um início excelente na equipe de Old Trafford, mas o seu rendimento foi caindo a partir de sua quinta temporada. Depois que Sir Alex Ferguson anunciou sua aposentadoria, em 2013, aí podemos dizer que o atual jogador do Coritiba encontrou o seu fim no United: o meio-campista passou a não ser utilizado e parecia ser menos do que uma sombra do jogador que era antes.

Só que as lembranças que ficam de Anderson, após 181 jogos disputados, 9 gols anotados e incríveis quatro títulos de Premier League, cinco Supercopas da Inglaterra, um Mundial de Clubes e uma Champions League, são boas. A moral do ex-camisa 8 do United era tão grande que ele foi um dos jogadores que participaram da disputa de pênaltis, em 2008, que garantiu o título europeu sobre o Chelsea.

GFX Fernandinho City
GFX Anderson United

É por toda essa importância e coleção de títulos que Anderson é, ainda, o melhor brasileiro que já vestiu a camisa de um dos times de Manchester. Fernandinho vem logo atrás, e com uma importância enorme em quatro temporadas pelo City: até aqui, foram 177 partidas disputadas e 16 gols. Além disso, o meio-campista, titular até hoje, já conquistou uma Premier League e duas Copas da Liga.

Fernandinho pode ‘destronar’ Anderson, até porque dá mostras de ser um atleta mais sério do que o ex-jogador do United [e mesmo sendo dois anos mais velho, está em melhor forma e nível]. E isso porque ainda não sabemos o que o futuro reserva para Gabriel Jesus...