Quem é o atacante bonitão da Coreia do Sul que tem feito sucesso nas redes

Cho Gue-sung é um fenômeno, e não necessariamente pelo futebol. O camisa 9 da Coreia do Sul – que enfrenta o Brasil nas oitavas de final da Copa do Catar, nesta segunda-feira – se tornou o queridinho de torcedoras e torcedores das seleção coreana pela humildade e beleza, e estourou nas redes sociais desde o início do Mundial.

Aos 24 anos, o atleta do Jebonk Hyundai Motors é o artilheiro da K League, principal liga de futebol masculino do país asiático, e melhor jogador da Copa da Coreia na temporada de 2022. Ainda assim, não era tratado pela imprensa coreana como um nome promissor da seleção e ficava fora de foco com os holofotes voltados para companheiros como Son Heung-Min, atacante do Tottenham.

O jogador atuava como volante antes de virar profissional, e passou para o ataque no Jeonbuk, em 2020. De 2021 para cá, ele se desenvolveu na posição enquanto cumpria o serviço militar obrigatório, onde defendeu o time das Forças Armadas da Coreia, o Gimcheon Sangmoo.

Mas a popularidade mudou desde o início do Mundial. Num intervalo de três minutos, Gue-Sung marcou seus dois gols na Copa, na partida contra Gana na fase de grupos. O placar é um marco para seleção coreana, que não tinha o registro de um jogador marcar dois gols num mesmo jogo em Copas do Mundo.

Depois do resultado, Gue-Sung virou destaque nos jornais de seu país, e viu o número de seguidores nas redes explodir. No início do Copa, ele tinha uma participação tímida, com apenas 20 mil seguidores no Instagram. Agora, com a seleção classificada para a segunda etapa do torneio, já são mais de 2,2 milhões de seguidores.

E as e os admiradores não se acumulam apenas em seus perfis oficiais. Em diferentes redes, páginas criadas por fãs do jogador contabilizam milhões de seguidores – até mais do que seu perfil próprio – e produzem vídeos com imagens atleta que viralizam no TikTok , com mais de 100 mil visualizações.

"Antes de segunda-feira, a atenção dada à boa aparência de Cho possivelmente superava suas consideráveis ​​habilidades em campo. Quando você digita o nome dele no Google, o preenchimento automático recomenda palavras como “tipo de mulher que Cho gosta”, “Cho namoro”, “Cho casamento”. Após o heroísmo de segunda-feira, ele está se estabelecendo como um dos jovens jogadores mais proeminentes da Coreia do Sul, apesar de não jogar em uma liga europeia de alto nível", escreveu o jornal "The Korea Herald".

Além do desempenho do atleta no jogo contra Gana, o jeito humilde de Cho também chama a atenção dos fãs. No fim do jogo em que marcou dois, e terminou em 3 a 1 para a seleção rival, e pediu desculpas aos torcedores.

“Peço desculpas aos torcedores que ficaram acordados até tarde (na Coreia do Sul) para assistir ao jogo", disse, antes de acrescentar: "Eu era apenas um jogador insignificante e não acredito que estou jogando em nível internacional”, acrescentou.