Quem é freguês de quem no clássico entre Corinthians e Santos?

Nathalia Almeida
·2 minuto de leitura

Mesmo esvaziado de referências e valendo 'pouco' na fase de classificação do Estadual, clássico é clássico e vice-versa, não tem jeito. A expectativa é diferente e o sabor é especial em caso de vitória. Para o derrotado, a dor de cabeça após o apito final é das mais incômodas, principalmente por conta das tradicionais provocações.

Na noite deste domingo (25), Santos e Corinthians não estarão com seus times completos em campo, mas certamente protagonizarão um clássico quente e disputado. Quem é o favorito à vitória? Se analisarmos apenas por momento, o prognóstico é dos mais difíceis, já que os dois adversários não vivem um grande início de temporada. Mas se analisarmos por históricos, há um favorito evidente, e ele atende por Sport Club Corinthians Paulista.

Santos é 'freguês' do Corinthians | Alexandre Schneider/Getty Images
Santos é 'freguês' do Corinthians | Alexandre Schneider/Getty Images

O levantamento estatístico oficial do Clássico Alvinegro acumula 338 partidas totais, com 132 vitórias do Corinthians, 96 empates e 110 triunfos do Santos. O Timão, portanto, soma 22 vitórias a mais em relação ao Peixe, uma diferença considerável se levarmos em conta que históricos de clássicos local costumam ser bastante apertados. As maiores goleadas da história deste duelo também foram impostas pelo Timão: 11 a 0 em 1920 e 7 a 0 em 1941. Mais fresco na memória dos torcedores, no entanto, está o 7 a 1 de 2005, ano que o Corinthians faturou o Brasileirão.

Para o torcedor do Santos, o alento está no fato de que leva ampla vantagem em jogos disputados na Vila Belmiro: ao todo, o Peixe venceu 52 dos 109 clássicos disputados em sua casa, sofrendo apenas 35 derrotas, além de 22 empates. Além disso, foi o Peixe quem saiu de campo vitorioso no último encontro entre eles, batendo o Corinthians por 1 a 0 no dia 17 de fevereiro deste ano, em clássico válido pelo returno do Brasileirão 2020. Marcos Leonardo foi o autor do gol santista.

Quer saber todos os detalhes sobre o duelo de logo mais? Confira nosso pré-jogo aqui.