Quem é David Neres? A nova sensação brasileira do Ajax que foi comparada a Neymar

Se uma prévia vale, os sinais adiantados sugerem que David Neres pode se tornar uma estrela na Eredivisie.

Assim como ex-herói do PSV Mateja Kezman antes dele, Neres é agora a contratação estrangeira mais cara na história da Eredivisie. Ele certamente estará esperando para se igualar no record de gols do jogador ex-Chelsea na Holanda, embora ele irá se esforçar em uma liga maior mais tarde em sua carreira.

Como meia, alcançar a artilharia de gols não será a principal prioridade de Neres - embora ele já tenha demonstrado que se tornou o primeiro jogador do Ajax desde Luis Suarez a marcar três gols nas suas primeiras três partidas na Eredivisie, que pode ser um grande goleador.

David Neres, Abdelhak Nouri, 28042017


Jovem, Neres já chama a atenção pelos gols na Holanda (Foto: PRO SHOTS)

Com 20 anos e apenas alguns meses em sua carreira em Amsteram, comparações com Suarez podem parecer excessivas, mas ele deve estar acostumado com toda essa conversa agora.

Ele foi altamente avaliado como jovem joia do São Paulo, antes do acordo de €12 milhões, subindo para €15 mi, fez dele ser a segunda contratação mais cara da história do Ajax, além da terceira pelo lado do clube brasileiro, atrás de Lucas Moura para o PSG e Denilson para o Real Betis, em 1998.

Ele já está impressionando em Amsterdam e chegou a ser comparado a Neymar. Embora essa afirmação não signifique que ele atingirá as mesmas marcas que a estrela do Barcelona, deixa claro que Neres já está em nível alto.


"Ele é um verdadeiro ala", disse o chefe do Ajax, Henk Veldmate. "Não um extremo direito clássico, mas um que deve jogar com liberdade para fazer suas ações. Ele pode criar algo sem nada. Claro, ele vai precisar de tempo para se ambientar".

David Neres, Ajax, Eredivisie, 02262017


Brasileiro tem chamado atenção pela sua velocidade no Ajax (Foto: PRO SHOTS)

 

Ele ganhou os fãs do Ajax em seu primeiro jogo na Eredivisie com um gol da vitória por 2 a 1 sobre o Feyenoord. E mostrou auto-confiança quando perguntado sobre a possibilidade de vencer a liga. "Definitivamente. Ficar três pontos atrás é melhor do que seis. Passo a Passo. Jogo a jogo".

E olhando mais adiante, Neres e seu jovem companheiro, o meia Justin Kluivert, com certeza darão ao Ajax o toque e a variedade para levar a equipe para a frente. Os dois escolhem os momentos certos para atacar e também servem como opção para os cruzamentos, além de corridas rápidas, encontrando um companheiro de equipe.

Neres provou o quanto tem de talento e potencial na recente vitória por 5 a 1 sobre o NEC. Ele participou de dois gols e ainda dez um. "Muitos ataques passaram por ele. Ele é imprevisível. Dentro, fora, não importa para ele", disse o lateral-esquerdo da NEC. 

Neres tinha, na verdade, alguns meses de vida quando o Ajax jogou pela última vez uma semifinal europeira. Agora, ele pode acrescentar sua reputação confronto de quarta-feira contra o Lyon.