Quem é Alphonso Davies, sensação do Bayern e da Bundesliga

Goal.com

Por muitos anos, David Alaba foi o titular da lateral esquerda do Bayern de Munique. Mas na atual temporada um jovem jogador assumiu esta posição e não soltou mais: Alphonso Davies é o novo dono da posição e tem sido muito elogiado.

Nascido em Gana, mas com cidadania canadense, o jogador tem apenas 19 anos e foi eleito o "Novato do Ano" na Bundesliga, desbancando Erling Haaland, estrela do Borussia Dortmund. Davies é considerado uma das melhores promessas do Bayern, que cada vez mais aposta em jovens talentos para manter sua hegemônia na Alemanha.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Uma das principais caracteristicas de Davies é a sua rapidez. Apelidado de "Papa-Léguas" por Thomas Müller, o canadense quebrou o recorde de velocidade já registrado na Bundesliga: 36,51 km/h no jogo do título desta temporada contra o Werder Bremen.

Febre no TikTok, o lateral esquerdo teve seu contrato renovado durante a paralisação da Bundesliga e será jogador do Bayern até 2025. Segundo o CIES Football Observatory, Davies é o nono jogador mais valioso da atualidade, com valor estimado em 133,5 milhões de euros (R$ 792,6 milhões), muito à frente de Neymar.

Quem é Alphonso Davies?

Nascido em um campo de refugiados na cidade de Buduburam, em Gana, Davies se mudou com sua família para o Canadá com apenas cinco anos. Sua trajetória no futebol começou em Vancouver, quando chegou à base do Whitecaps em agosto de 2015, com 14 anos.

Davies foi o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a atuar na MLS e foi o segundo mais novo a atuar no campeonato, atrás apenas de Freedy Adu. Curiosamente, ele não começou sua carreira como lateral. O jogador era utilizado como ponta direita no Vancouver Whitecaps.

Foram 81 partidas pelo time canadense e 12 gols marcados, dois deles na sua despedida antes de ir para o Bayern de Munique. Na época, foi a venda mais cara da história da MLS, cerca de 10 milhões de euros, em 2018. Ele tinha apenas 17 anos.

Davies chegou ao Bayern em janeiro de 2019 e estreou pelo clube no dia 27 daquele mesmo mês, na vitória de seu time por 4 a 1 contra o Stuttgart. Seu primeiro gol pelo clube veio cerca de dois meses depois, na goleada do time bávaro por 6 a 0 contra o Mainz.

Visto como um terceira opção para o ataque dos Bávaros, tudo mudou nesta temporada. Com as diversas lesões dos zagueiros do time, Alaba foi deslocado para miolo da defesa e o canadense foi testado na lateral esquerda. Para a surpresa de muitos, a mudança de posição foi um sucesso.

Hoje, Davies é titular absoluto da posição e já atuou em 40 partidas do time na temporada. Foram três gols e nove assistências somando todas as competições, sendo uma das peças fundamentais para a conquista de mais uma Bundesliga.

Leia também