Quando e onde acontece a Copa do Mundo Feminina?

Jogadoras dos Estados Unidos comemoram título conquistado em 2019 (Foto: Mikoaj Barbanell/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)
Jogadoras dos Estados Unidos comemoram título conquistado em 2019 (Foto: Mikoaj Barbanell/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

A Copa do Mundo é um título que falta à seleção brasileira feminina de futebol. Apesar de ter a melhor jogadora de todos os tempos, Marta, o Brasil só chegou à final em uma oportunidade e perdeu por 2 a 0, contra a Alemanha, em 2007. Além desse resultado, o melhor foi um 3º lugar, em 1999.

Nas duas últimas edições, disputadas no Canadá e na França, a seleção dos Estados Unidos sagrou-se campeã. É o país com mais títulos (quatro). A Copa do Mundo Feminina acontece no ano seguinte à Copa do Mundo masculina, ou seja, a próxima edição será em 2023. Austrália e Nova Zelândia se dividem como sedes da competição, sendo essa a primeira vez em que dois países receberão jogos.

Quando é a Copa do Mundo Feminina

A competição acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto de 2023. A edição do ano que vem também traz novidades à forma de disputa: essa é a primeira vez em que 32 seleções estarão competindo pelo título. Antes, eram 24.

Onde será a Copa do Mundo Feminina

As partidas serão jogadas em 10 estádios, sendo divididos em cinco cidades australianas (Sydney, Melbourne, Perth, Brisbane e Adelaide) e quatro neozelandezas (Auckland, Wellington, Dunedin e Hamilton). As seleções ainda disputam a classificação e, por isso, poucos países já estão garantidos.

Quem tem mais títulos da Copa do Mundo Feminina

Na história da Copa do Mundo Feminina, somente quatro seleções se sagraram campeãs: Estados Unidos (quatro títulos), Alemanha (dois títulos), Noruega (um título) e Japão (um título). A seleção norte-americana é a que tem o melhor retrospecto desde que a competição foi iniciada, em 1991: pelo menos um terceiro lugar em todas as edições.

A maior artilheira da história da competição, tanto no masculino quanto no feminino, é a brasileira Marta, com 17 gols. No feminino, ela é seguida por Birgit Prinz (Alemanha) e Abby Wambach (EUA), ambas com 14 gols cada. Cristiane é a única brasileira a também figurar no topo da artilharia, no 5º lugar – ela marcou 11 gols em Copas do Mundo.