Quando a Bundesliga vai voltar? A bola já tem data para rolar na Alemanha

Goal.com

A Bundesliga já tem data para voltar: 16 de maio. É a primeira grande liga europeia que anuncia oficialmente a volta do futebol após o período de paralisação devido o coronavírus. A confirmação foi feita pela DFL (Liga Alemã de Futebol). Assim, o Campeonato Alemão volta com a disputa da 26ª rodada.

O primeiro jogo a ser disputado pós-paralisação será um dos maiores clássicos do país: Borussia Dortmund x Schalke 04. Lembrando que o Borussia está em segundo lugar, com 51 pontos, quatro atrás do líder Bayern de Munique. O Schalke é o atual sexto colocado, com 37 pontos.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Na última quata-feira, 6 de maio, após uma videoconferência entre a chanceler alemã Angela Merkel e os primeiros-ministros dos 16 estados locais, o Campeonato Alemão foi autorizado a retomar suas atividades a partir da segunda quinzena de maio, faltando apenas a confirmação da data.

O treinamento, não só do futebol mas também de outros esportes, será permitido novamente - mas somente ao ar livre e de acordo com regras específicas relacionadas aos cuidados contra o coronavírus. O Bayern foi um dos primeiros clubes do país a retomar os treinamentos, mas de forma individual.

Durante o período de debates sobre a volta da Bundesliga, foi cogitado que os jogadores usassem máscaras nas partidas. Para isso, o mesmo jornal pediu para que o zagueiro Dennis Aogo fizesse exercícios de alta intensidade com máscaras e o atleta reprovou a ideia.

A determinação do governo, por fim, vai ser a obrigatoriedade de que os atletas fiquem em isolamento por pelo menos uma semana antes do reinício do campeonato.

Paralisada desde o dia 8 de março, a Bundesliga era liderada pelo Bayern de Munique, com 55 pontos, quatro a frente do vice, Borussia Dortmund. Leipzig e Mönchengladbach eram os donos das duas outras vagas para a disputa da Liga dos Campeões 

A volta do Campeonato Alemão vai de encontro com o que pensa a LaLiga, que já está fazendo testes em jogadores, e a Premier League, que ainda esta analisando as melhores alternativas para retomar os jogos. Vale lembrar que a Ligue 1 foi cancelada e o PSG foi declarado campeão da temporada.

Leia também