Quais são os estádios favoritos a receber as finais da Sul-Americana e da Libertadores?

Antonio Mota
·3 minuto de leitura

Após o Maracanã sediar com sucesso a decisão da Libertadores de 2020, o Brasil tem outro estádio como favorito para receber a uma final de um torneio da Conmebol. Segundo informações do UOL Esporte, o Mané Garrincha, em Brasília, é o principal candidato para receber a finalíssima da Sul-Americana de 2021, a qual está marcada para o começo de novembro.

Conforme o portal, a entidade vai anunciar em breve a cidade-sede da final do torneio, e a expectativa é que Brasília seja indicada. Há, inclusive, o entendimento de que será uma surpresa caso outro local seja escolhido. Além disso, há meses o Brasil é apontado como o favorito para receber a decisão da competição, uma vez que a Argentina deve sediar a final da Libertadores.

O Beira-Rio perdeu força para receber a final da Sul-Americana. | Getty Images/Getty Images
O Beira-Rio perdeu força para receber a final da Sul-Americana. | Getty Images/Getty Images

Há cerca de dois meses, no final de fevereiro, os inspetores da Conmebol visitaram as cidades e os estádios que se candidataram para receber a final da Sul-Americana. Na oportunidade, o Beira-Rio, em Porto Alegre, e o Mané Garrincha despontaram como favoritos. A Arena Pernambuco, em Recife, e o Castelão, em Fortaleza, também participam da disputa, mas são vistos como azarões.

Contudo, nas últimas semanas, Brasília acabou assumindo o total favoritismo da corrida. Isto porque, o governador Ibaneis Rocha (MDB) se movimentou para que partidas da Conmebol que não puderam ser realizadas em São Paulo, devido à pandemia da Covid-19, fossem realizadas no Mané Garrincha. A entidade gostou do que acompanhou no embate entre Santos e San Lorenzo, pela Libertadores, e Palmeiras e Defensa y Justicia, pela Recopa.

Pontos que a Conmebol destacou em Brasília: boa malha aérea; hotéis de boa estrutura próximos ao estádio; e arena precisando de pouquíssimos ajustes para realizar um jogo único de final de competição.

Libertadores

Com sete estádios concorrendo, a Argentina é a favorita a receber a final da Libertadores de 2021. A pouco tempo atrás, a La Bombonera, estádio do Boca Juniors, clube que explodiu Maradona para o mundo, aparecia com uma certa vantagem para os demais palcos, visto que a Conmebol pretendia fazer uma série de homenagens ao ex-camisa 10 na semana da decisão.

Porém, nas últimas semanas, a entidade avaliou que fazer uma final tão temática poderia afetar o lado comercial do evento. Assim, outros estádios ganharam força, como o Monumental de Núñez, do River Plate, e o El Cilindro, do Racing.

Confira a lista dos estádios e cidades candidatos para sede das finais da Libertadores e Sul-Americana de 2021

Libertadores 2021

La Bombonera - Buenos Aires
Monumental de Nuñez - Buenos Aires
Nuevo Gasometro - Buenos Aires
Libertadores de América - Avellaneda
El Cilindro - Avellaneda
Mario Kempes - Córdoba
Único - Santiago Del Estero
Beira-Rio - Porto Alegre
Morumbi - São Paulo
Monumental de Barcelona - Guayaquil

Sul-Americana 2021

La Bombonera - Buenos Aires
Monumental de Nuñez - Buenos Aires
Nuevo Gasometro - Buenos Aires
Libertadores de América - Avellaneda
El Cilindro - Avellaneda
Único - Santiago del Estero
Mané Garrincha - Brasília
Arena Castelão - Fortaleza
Beira-Rio - Porto Alegre
Arena Pernambuco - Recife

Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique aqui.