Quais são as filiais do Manchester City ao redor do mundo?

Goal.com

A City Football Group (CFG) é uma das maiores franquias do futebol mundial, sendo proprietária de nove times em diferentes países, entre eles Inglaterra, Espanha e Estados Unidos. 

Há cerca de 12 anos, a empresa árabe comprou o seu primeiro - e talvez, hoje, mais notável - clube, o Manchester City, da Inglaterra, começando aí o seu projeto: se tornar a Disney do mundo do futebol.

Tendo o gigante inglês como um de seus principais investimentos, ao longo dos anos a CFG foi comprando total ou parcialmente diferentes equipes de diferentes níveis do futebol mundial, são elas:

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

MANCHESTER CITY (Inglaterra)

Manchester City Premier League trophy
Manchester City Premier League trophy
Foto: Getty

Em 2008, ainda sem ter criado a CFG, o bilionário árabe Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan comprou o tradicional clube inglês Manchester City, que vivia um período difícil dentro e fora de campo.

O investimento elevou o City a um novo patamar no cenário mundial, com um reestruturação completa, passando pelos departamentos internos, estádio e, principalmente, com a contratação de grandes jogadores e técnicos. 

Assim, depois de anos em crise e sem ganhar título, o City foi campeão 14 vezes desde que foi comprado pela holding e, hoje, é um dos principais e mais fortes clubes do mundo.

NEW YORK CITY FC (Estados Unidos)

Andrea Pirlo David Villa New York City FC
Andrea Pirlo David Villa New York City FC
Foto: Getty Images

Em 2013 o New York City se tornou o segundo clube da CFG, que participou de sua criação e fundação junto com a equipe conterrânea de Basebol, New York Yankees.

Já tendo nascido como parte do grupo do City, o New York tem grandes proximidades com o irmão inglês, a começar pela semelhança entre seus escudos e uniformes.

O investimento permitiu que jogadores como David Villa, Andrea Pirlo e Frank Lampard fossem alguns a vestir as camisa do New York, que disputa a conferência leste da Major League Soccer, liga americana de futebol.

MELBOURNE CITY FC (Austrália)

Dario Vidosic Melbourne City
Dario Vidosic Melbourne City

Em 2014 CFG chegou na Austrália com a aquisição do Melbourne Heart. O clube italiano, depois da compra, passou por uma transformação total, passando a se chamar Melbourne City FC e mudando de símbolo e cores para ficar semelhantes ao Manchester City.

Fundado em 2009, o Melbourne conquistou seu primeiro título apenas em 2016, quando foi campeão da Copa Austrália. Atualmente o clube disputa a A-League, liga nacional australiana.

YOKOHAMA F. MARINOS (Japão)

Yokohama F. Marinos 2019
Yokohama F. Marinos 2019
Foto: Yokohama F. Marinos

Ainda em 2014, a CFG investiu com participação minoritária no Yokohama F. Marinos, do Japão, com 20% das ações. Assim, a holding divide o comando com o próprio clube e com a Nissan, fabricante de automóveis e dona dos outros 80% do time. 

O Yokohama disputa a J-League, primeira divisão japonesa, da qual já foi campeão em quatro oportunidades em seus 48 anos de história. 

MONTEVIDEO CITY TORQUE (Uruguai)

Montevideo City Torque
Montevideo City Torque
Foto: Divulgação / Torque

Fundado em 2007, o clube uruguaio foi adquirido pela CFG em 2017, quando disputava a primeira divisão uruguaia.

Em 2020 o time passou por uma reformulação, com o novo símbolo e os novos uniformes adotando o padrão adotado pelo grupo, mais semelhantes do Manchester City. Além disso, este foi o ano, também, em que o clube voltou para a elite do futebol uruguaio. 

GIRONA (Espanha)

Christian Stuani Girona La Liga 12022018
Christian Stuani Girona La Liga 12022018
Foto: Getty Images

Também em 2017 a empresa, em parceria com o irmão de Pep Guardiola, adquiriu parte do clube da La Liga, Girona. 

Desde 2013 o clube disputa a segunda divisão espanhola e, para tentar o acesso, a CFG emprestou jogadores do irmão inglês para que o Girona, mas ainda não teve efeito. O título recente mais notável do modesto clube foi uma Supercopa da Catalunha, conquistada em 2019 em cima do gigante Barcelona.

SICHUAN JIUNIU (China)

Sichuan
Sichuan

Fundado em 2006 depois que o time de Sichuan acabou, o clube japonês teve parte de suas ações compradas pela CFG, que administra junto à UBTECH Robotics e China Sports Capital.

O Jiuniu, atualmente, disputa a Liga Dois da China, equivalente à terceira divisão do campeonato local. 

MUMBAI CITY (Índia)

Mumbai City v NorthEast United
Mumbai City v NorthEast United
Foto:ISL 

Em novembro de 2019 a CFG se tornou dona de 65% do Mumbai City, da Índia, que disputa a Superliga Indiana. O clube foi fundado em 2014 e não possui títulos oficiais em sua história.

LOMMEL SK (Bélgica)

Lommel's Andras Nemeth and OHL's Pierre Yves Ngawa 08 February 2020
Lommel's Andras Nemeth and OHL's Pierre Yves Ngawa 08 February 2020
Foto:Getty

Em maio de 2020, foi anunciada a aquisição do Lommel por parte da CFG. Segundo a empresa, o time é "conhecido por seu forte centro de treinamento e foco no desenvolvimento dos jovens".

O Lommel foi fundado em 2003 e, atualmente, disputa a segunda divisão do campeonato belga.

Leia também