Quais países falam português, além de Brasil e Portugal?

Redação Notícias
·1 minuto de leitura

Viajar para outro país nem sempre significa ter que aprender a falar “bom dia”, “obrigado”, ou “onde fica o museu?” em outra língua. Além do Brasil e, obviamente, Portugal, sete nações falam português. Todos eles têm em comum o fato de terem sido colonizados pelos gajos.

Seis deles ficam na África: Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.

Mas não vá pensando que é só chegar nesses lugares e se sentir em casa. Afinal, todos dividem o português com inúmeros dialetos locais, além do francês, na Guiné-Bissau, e do espanhol, na Guiné Equatorial.

O Timor-Leste é o representante asiático. Em 1975, ao ser ocupado pela Indonésia, o português chegou a ser proibido. Mas voltou em 2002 quando o país se tornou independente, apesar do tétum ainda ser considerada a língua materna.

Você também consegue trocar uma ideia sem muito esforço em outros territórios pelo mundo. Como em Macau, na China; Damão, Diu e Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, na Indonésia; Batticaloa, no Sri Lanka; e nas ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao, no Caribe.

Existem ainda pequenas comunidades que falam português entre nossos hermanos do Uruguai, Venezuela, Paraguai e Guiana.

Nessa soma, o português fica em quinto lugar no ranking de idiomas mais falados no mundo. Ao todo, são 280 milhões de pessoas, sendo a grande maioria os brasileiros, com 208 milhões.