Quais campeonatos foram suspensos por causa do coronavírus?

Goal.com

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março que o coronavírus Covid-19 passou a ter o status de pandemia. Ou seja: a doença, cuja origem foi na cidade chinesa de Wuhan, já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Responsável por diversos óbitos mundo afora, a doença evidentemente impactou em grandes eventos, dentre os quais, os esportivos.

O futebol já está sendo afetado, com diversos jogos e campeonatos sendo temporariamente suspensos ou tendo jogos disputados com portões fechados. Confira abaixo como está a situação mundo afora.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Temporariamente suspensos

Serie A, Coronavirus, Covid-19
Serie A, Coronavirus, Covid-19
(Foto: Getty Images)

Os campeonatos de futebol que neste momento não terão jogos disputados são os dos seguintes países: Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Bélgica, Suíça, Áustria, Eslováquia, Japão, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, México, Uruguai, Equador, Peru e Venezuela.

Além disso, as Eliminatórias Asiáticas e Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 também estão sem prazo para iniciarem.

Em relação às competições de clubes continentais, Libertadores da América, Uefa Champions League e Liga Europa também foram paralisadas.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu no doming que as competições organizadas pela entidade que estão em andamento também seriam paralisadas (Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20). A Copa do Nordeste e alguns Estaduais também estão parados: Paulista, Carioca, Mineiro, Gaúcho, Paranaense, Pernambucano, Rondoniense e Amazonense.

Já a Copa América e a Eurocopa deste ano foram adiadas. Ao invés de acontecerem entre junho e julho de 2020, vão acontecer nas mesmas datas, porém de 2021.

Jogos com portões fechados

Valencia - Atalanta, a puerta cerrada
Valencia - Atalanta, a puerta cerrada
(Foto: Getty Images)

Jogos da Champions, do Espanhol e do Francês chegaram a ser disputados com portões fechados antes de os torneios serem suspensos por tempo indeterminado. Na Argentina, apesar de protestos, o calendário foi mantido sem a presença de torcida. Países como Chile, Costa Rica, Romênia, Grécia, Bulgária e Marrocos também adotaram esta medida.

Portões fechados também foi a saída em alguns Estaduais pelo Brasil. Campeonatos Baiano, Goiano, Brasiliense, Cearense, Maranhense, Paraibano, Potiguar, Amapaense, Piauiense e Sul-mato-grossense seguem sendo jogados, mas sem torcida.

Jogadores infectados

Daniele Rugani Juventus
Daniele Rugani Juventus
(Foto: Getty Images)

Kylian Mbappé chegou a assustar o PSG, mas após testes o diagnóstico deu negativo. Timo Hübers, do Hannover, clube alemão da segunda divisão, foi o primeiro futebolista de um centro mais conhecido a ser diagnosticado com o Covid-19. Rugani, zagueiro da Juventus, foi outro a ser diagnosticado. Três jogadores da Fiorentina também foi diagnosticado com o vírus: Dusan Vlahovic, Patrick Cutrone e German Pezzela, além do fisioterapeuta Stefano Dainelli, estão contaminados.

Na Inglaterra, Hudson-Odoi, do Chelsea está contaminado. O treinador do Arsenal, Mikel Arteta testou positivo para o coronavírus. No domingo (15), o Valencia confirmou que cinco integrantes do clube (jogadores e membros da comissão) também foram infectados. Um deles é o argentino Garay. O brasileiro Jonathas, ex-Corinthians e atualmente no Elche, da segunda divisão espanhola, é outro que está com corona. 

O técnico do Flamengo, Jorge Jesus etsá no aguardo da contraprova, depois de o primeiro teste ter dado positivo fraco ou inconclusivo. Confira todos os jogadores e técnicos que testaram positivo clicando aqui.

Leia também