Punam-se os culpados! Próximo Fla-Flu pode ser palco para uma das páginas mais tristes do futebol

Fabio Utz
·2 minuto de leitura

O clássico entre Flamengo e Fluminense, programado para o dia 14, válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca, poderá ficar marcado como uma das páginas mais tristes da história do futebol brasileiro. Em meio ao pior momento da pandemia de coronavírus no país, nada menos que todos os clubes envolvidos na disputa da competição deram aval para que o jogo no Maracanã seja utilizado como 'pontapé inicial' para a volta do público aos estádios do Rio de Janeiro.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

A ideia da federação de futebol local é permitir o acesso de convidados rubro-negros e tricolores (os times ficariam responsáveis pelo envio das listas) que tenham testes que comprovam a imunidade para a Covid-19 - pessoas de grupos de risco para a doença não podem ser contempladas. A partir disso, o protocolo para quando as autoridades públicas liberarem as arquibancadas precisaria apenas ser ajustado para o rígido controle de acesso.

Wagner Meier/Getty Images
Wagner Meier/Getty Images

Mesmo que nada possa ser feito sem o aval do poder público, é uma vergonha que dirigentes pensem neste tipo de situação. Onde eles estão com a cabeça? Qual o interesse por trás disso tudo? Em meio a uma quase guerra de versões políticas para a situação do Brasil, não se pode entender como pessoas teoricamente esclarecidas não consigam se colocar no lugar de uma população que sofre com a falta de vagas até em hospitais.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

É o presidente da República o responsável por todo esse caos? São os governadores? Quando simples e inexpressivos dirigentes de futebol cogitam torcidas em estádios, chego a uma conclusão que dói no peito, mas que me parece a mais real: os verdadeiros culpados estão muito mais perto do que a gente imagina. Que sejam cobrados, punidos. Pois eles não merecem o status que atingiram.

Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique aqui.