Promessa do peso-galo aceita gancho de seis meses por doping e encaminha volta ao UFC

O início de 2020 começou movimentado para o departamento antidoping do Ultimate. Nessa quinta-feira (9), a USADA (agência reguladora da liga) anunciou mais um caso, o de Sean O’Malley. A promessa dos pesos-galos (61 kg) testou positivo para a substância proibida ostarina. Sendo assim, a entidade estipulou uma suspensão de seis meses para o atleta americano – aceita pelo mesmo.

Sean testou positivo em amostras de urina retiradas no mês de agosto de 2019. Como o nível de ostarina presente no organismo do lutador não indicava que o peso-galo havia feito uso da substância a fim de melhorar seu desempenho, a USADA sentenciou O’Malley com apenas seis meses de gancho. Ao longo do comunicado em seu site oficial (clique aqui), a agência antidoping ainda destacou que o americano possivelmente foi alvo de contaminação – comum em suplementos alimentícios.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

“O’Malley, de 25 anos, testou positivo para ostarina como resultado de amostras de urina em período fora da competição que ele forneceu em 6 de agosto de 2019 e 12 de agosto de 2019. Seus dois testes positivos, além das amostras positivas adicionais coletadas após o dia 12 de agosto de 2019, foram tratados como uma única violação, porque a concentração estimada de ostarina nas amostras de urina era consistente com a ingestão anterior a 29 de agosto de 2019, data em que O’Malley recebeu notificação de sua segunda violação”, destacou o pronunciamento, antes de indicar que Sean foi vítima de contaminação.

“Além disso, o padrão de baixas concentrações de ostarina na urina observado em várias amostras fornecidas por O’Malley era consistente com a exposição à ostarina como contaminante”, completou a entidade, em nota oficial.

A suspensão é retroativa ao dia 6 de agosto de 2019. Desta forma, a promessa dos pesos-galos estará apto a competir novamente em fevereiro deste ano, e seu retorno já está agendado. Dono de um cartel irretocável com dez vitórias e nenhuma derrota, O’Malley volta à ação no UFC 248, agendado para o dia 7 de março, contra Jose Alberto Quinonez.

Leia também