Problemas, soluções e expectativas: como estão Palmeiras e Flamengo a um mês da decisão da Libertadores?

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·4 min de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


Daqui a 30 dias, o Centenario, em Montevidéu, sediará a final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, últimos dois campeões da América e que dividem as principais conquistas nacionais nas últimas temporadas. A taça, portanto, já está no horizonte e tem pautado os trabalhos de Abel Ferreira e Renato Gaúcho. Abaixo, o LANCE! faz um balanço de como os times estão faltando um mês para o encontro, com os respectivos problemas, soluções e expectativas.

> Convocação: lista de Tite pode não ter atletas que jogam no Brasil

DE OLHO NO DEPARTAMENTO MÉDICO

Palmeiras:

Se recuperando de uma artroscopia no joelho direito, o lateral Mayke é quem mais preocupa. Sobretudo por conta da ausência confirmada do titular Marcos Rocha. Gabriel Menino (entorse no tornozelo) e Jorge (lesão na coxa) também estão fora de combate cumprindo cronogramas especiais de recuperação, mas se encontram em situações mais otimistas.

Flamengo:

No Rubro-Negro, as atenções estão voltadas para a recuperação no DM. David Luiz, Bruno Henrique, Arrascaeta, Gabriel Barbosa e Pedro são, atualmente, os atletas que estão entregues aos cuidados médicos por diferentes motivos.

O quadro mais recente é o de Pedro, que realizou artroscopia no joelho direito, nesta segunda-feira, e tem o prazo de recuperação estimado em três semanas. Gabigol, por sua vez, sofreu uma torção no tornozelo direito, há uma semana. A expectativa é que volte ao Fla já nesta quarta, contra o Athletico, no Maracanã.

David Luiz, Bruno Henrique e Arrascaeta estão em recuperações de lesões musculares há mais tempo, e também estão em fases finais de recuperação. O atacante já pode voltar a ser relacionado nesta quarta, na Copa do Brasil. Os demais podem ser novidades diante do Atlético-MG, domingo, no Brasileirão.

DESFALQUES CERTOS

Palmeiras:

O lateral-direito Marcos Rocha recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo de volta da semifinal, quando o Alviverde eliminou o Atlético-MG no Mineirão, e está fora da decisão. Até o momento, ele é o único desfalque certo pelo lado do Palestra.

Flamengo:

O Rubro-Negro tem apenas uma baixa confirmada para a final da Libertadores. Trata-se do zagueiro Léo Pereira, que foi suspenso por duas partidas pela expulsão contra o Barcelona (EQU), no confronto de ida da semifinal da Copa.

QUAIS OS OBJETIVOS DOS PRÓXIMOS 30 DIAS?

Palmeiras:

Após engatar três vitórias seguidas pela primeira vez desde julho, o Palmeiras parece ter superado a turbulência de semanas atrás. O clube está de volta à vice-liderança do Brasileirão, entretanto, com irrisória chance de título, deve pontuar apenas para assegurar a vaga entre os quatro primeiros colocados. Abel Ferreira terá os próximos jogos para testar estratégias, melhorar a defesa e deixar a equipe titular em sua melhor forma para a final da Libertadores.

Flamengo:

O Rubro-Negro se encontra, possivelmente, no momento mais turbulento da temporada. A sequência de três jogos sem vencer, a lesão de Pedro, as declarações de Renato e a coletiva cancelada do VP de futebol Marcos Braz aumentaram a temperatura no clube.

Dessa forma, o Fla precisa voltar a vencer e convencer o torcedores dentro de campo, além de esclarecer algumas perguntas que ainda ficaram sem resposta. O Departamento Médico tem recebido críticas da torcida e o técnico Renato Gaúcho, recentemente, afirmou que colocou Pedro e Bruno Henrique em campo ciente dos riscos, e ambos “estouraram”. O primeiro, inclusive, precisou passar por cirurgia no joelho direito.

> Veja e simule a tabela do Brasileirão

AGENDA DE PALMEIRAS E FLAMENGO ATÉ A DECISÃO DA LIBERTADORES

Semifinal da Copa do Brasil
27 de outubro
Flamengo x Athletico, no Maracanã

29ª rodada do Brasileirão
30 de outubro
Flamengo x Atlético-MG, no Maracanã

31 de outubro
Grêmio x Palmeiras, na Arena do Grêmio

30ª rodada do Brasileirão
7 de novembro
​Santos x Palmeiras, na Vila Belmiro

8 de novembro
​Chapecoense x Flamengo, na Arena Condá

31ª rodada do Brasileirão
10 de novembro

Palmeiras x Atlético-GO, no Allianz Parque​

11 de novembro
Flamengo x Bahia, no Maracanã

32ª rodada do Brasileirão
14 de novembro
​São Paulo x Flamengo, no Morumbi
Fluminense x Palmeiras, no Maracanã

33ª rodada do Brasileirão
17 de novembro

​Palmeiras x São Paulo, no Allianz Parque
Flamengo x Corinthians, no Maracanã

34ª rodada do Brasileirão
20 de novembro
Fortaleza x Palmeiras, no Castelão
Internacional x Flamengo, no Beira-Rio

35ª rodada do Brasileirão
24 de novembro*
Sport x Flamengo, na Ilha do Retiro
Palmeiras x Atlético-MG, no Allianz Parque

* Rodada ainda não detalhada pela CBF

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos