Problema diplomático faz Costa Rica cancelar amistoso contra Iraque

Costarriquenhos de volta ao hotel onde estavam hospedados, no Kuwait (Foto: Reprodução / Iraqfpg)


Um problema diplomático entre o governo do Iraque e a delegação da Costa Rica fez com que o amistoso entre as duas seleções, o único do país centro-americano antes da Copa do Mundo, fosse cancelado.


+ Veja as camisas de todas as seleções para a Copa do Mundo 2022

O duelo ocorreria na tarde (horário de Brasília) desta quinta-feira (17).

Segundo o presidente da Federação Costarriquenha de Futebol, Rodolfo Villalobos, havia um acordo entre a comitiva daquele país e os iraquianos para que seus passaportes não fossem carimbados.

A Costa Rica, que está realizando sua preparação no Kuwait, seguiria de ônibus até o local do amistoso justamente para conseguir driblar a exigência diplomática iraquiana.

O motivo é simples: como o Iraque tem relações complicadas com potências ocidentais, o carimbo de entrada no país asiático sem nenhum tipo de visto nos passaportes dos atletas costarriquenhos impediria que eles ganhassem autorização para entrar em diversas outras nações.

Com o passaporte carimbado no Iraque, o zagueiro Bryan Oviedo, o lateral-esquerdo Ronald Matarrita e o meia Daniel Chacón, que atuam na MLS, não poderiam retornar aos EUA depois, por exemplo.

- Houve momentos tensos, difíceis para a nossa delegação, Mas graças às autoridades do Kuwait conseguimos voltar - disse Villalobos.

De acordo com o dirigente, o acordo para que os passaportes não fossem carimbados foi feito por escrito, e também verbalmente com o embaixador iraquiano no Kuwait e com o presidente da Federação Iraquiana e ministro de Esportes do país asiático.

Professores de Relações Internacionais ouvidos pelo LANCE! apontam que a emissão do visto é a única garantia por parte de países como os EUA de que a passagem pelo Iraque é de fato temporária. Os estadunidenses, junto com nações como Canadá, Itália, França e Reino Unido, estão proibindo a entrada até de pessoas com visto de trabalho iraquiano.

A Costa Rica, desta forma, seguirá para o Qatar nesta sexta-feira (18), seguindo seu cronograma, mas sem a realização de partida preparatória. Os centro-americanos estão no Grupo E, ao lado de Alemanha, Espanha e Japão. A estreia é na quarta-feira (23), às 13h (de Brasília) ante os espanhóis.

> Confira a tabela e simule resultados da Copa do Mundo-22 do Qatar
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!