A primeira quarta-feira “prime” do ano

Esta quarta-feira, dia 8, será um dia especial para o apreciador de futebol. Assim como muitos dizem que o país só começa a funcionar depois do carnaval, coincidentemente, teremos a melhor quarta-feira de jogos em 2017 até aqui, com um sentimento de começo para importante equipes brasileiras.

A fase de grupos da Copa Libertadores se iniciou ontem e hoje Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG entram em campo. Os três clubes sonham com a conquista continental e trataram os revezes até aqui como efeito colateral de estarem priorizando a preparação para o torneio da Conmebol. Além disso, o São Paulo segue na busca do título da Copa do Brasil, pegando o ABC, enquanto que o Cruzeiro enfrenta o Murici pela terceira fase do campeonato de mata-mata e o Inter visita o Sampaio Corrêa.

De quebra, a Champions League terão jogos muito interessantes decidindo vaga nas quartas de final. Enquanto Borussia Dortmund e Benfica fazem o confronto mais equilibrado até aqui, com vantagem de apenas um gol para os portugueses, o Barcelona segue atrás da “Missão Impossível” de reverter uma goleada de 4 a 0 sofrida para o PSG. É certeza de futebol ofensivo no Camp Nou.

Cícero - São Paulo - 5/03/2017

COPA DO BRASIL

A terceira fase do torneio começa para São Paulo, Cruzeiro e Internacional, com a regra diferente. Desta vez, haverá jogos de ida e volta, com o gol fora de casa tendo peso maior. O Tricolor recebe o ABC de Natal no Morumbi, enquanto a Raposa vai até Alagoas pegar o Murici, que eliminou o Juventude na fase anterior. Já Colorado, que disputará a Série B pela primeira vez, viista o Sampaio Corrêa tentando seguir vivo na única chance de chegar à Liberta em 2018.

COPA LIBERTADORES

O primeiro time grande a estrear no torneio sul-americano é o Atlético-MG. O Galo vai até a argentina pegar o Godoy Cruz. O confronto é encarado pelos próprios hermanos como de claro favoritismo para os brasileiros, mas é bom os mineiros tomarem cuidado com o organizado time rival.

palmeiras comemora linense 19 02 2017

Mais tarde, o Palmeiras também vai à Argentina para estrear. No Estadio Monumental José Fierro, os paulistas pegam o Atlético Tucumán, equipe com a história mais pitoresca até o momento. O clube já era pra estar eliminado da Libertadores se não fosse o El Nacional “aceitar” o atraso de mais de uma hora dos jogadores argentinos na partida decisiva do segundo qualificatório. Os equatorianos depois disseram que foram forçados a isso, mas no campo perderam para os rivais, que ainda estavam vestidos com o uniforme emprestado da seleção argentina Sub-20.

Diego Flamengo x Vasco Carioca 25 02 17

Por fim, o Flamengo inicia a sua trajetória na Liberta sendo o único brasileiro a jogar em casa. Mas a parada é dura, contra o San Lorenzo. O treinador rival, Diego Aguirre, reclamou muito do gramada do Maracanã, estádio que improvisado para abrigar a partida, já que o Rubro-Negro está sem casa fixa em mais uma temporada. Em um dos Grupos da Morte, é bom os carioca começarem com um bom resultado.

CHAMPIONS LEAGUE

Equipe recordista de gols em uma fase de grupos da Champions League, o Borussia Dortmund recebe o Benfica na tarde desta quarta-feira precisando vencer por dois gols de diferença para chegar às quartas de final. A tarefa não pareceria difícil para os auri-negrinos dado a grande fase do ataque na competição, mas esse mesmo setor foi anulado em Portugal e o duelo não tem mais favorito.

Benfica Borussia Dortmund Champions League 14022017

Em Camp Nou, os favoritos são claros. A ficar com a vaga, o PSG. A vencer a partida, Barcelona. Mas como vencer não basta ao estrelado time catalão, a expectativa é a mais alta possível para um jogo de alto nível e muito ofensivo. Afinal, Messi, Neymar e Suárez precisam liderar uma reviravolta inédita na UCL, revertendo um 4 a 0 de vantagem dos franceses. Quase impossível conseguir, quase certo que será um confronto divertido.