Primeira etapa da inédita One Hundred® World Series será disputada em Paraty

·4 min de leitura
Rio Caminho do Ouro World Series, em Paraty (RJ), abre a One Hundred® World Series (Divulgação)


A One Hundred® promove mais uma competição que será referência mundial em corridas de montanha: One Hundred® World Series. A etapa de estreia será no Brasil, com a Rio Caminho do Ouro World Series, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril, na cidade de Paraty, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, com a participação de cerca de 400 atletas.

Um dos grandes atrativos é a premiação total de R$ 92 mil em dinheiro, a maior dada pela prática do esporte no país, troféus e medalhas, além do uso de tecnologias de alta qualidade para cobertura de todo evento.

One Hundred® World Series terá quatro etapas classificatórias e uma final

A etapa brasileira, a primeira das quatro etapas classificatórias em cinco países para a grande final na Itália, terá cinco provas de distâncias distintas. As duas principais, que valem para a competição global, são as de 100 milhas (160 km) e 100 km.

A prova de 100 milhas, com expectativa de conclusão em até 48h e altimetria total de 6.600 metros, contará com 100 atletas. Já a de 100 km, com altimetria total de 5.100 metros, terá 150 competidores. O percurso será feito pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina, com o belo atrativo da paisagem, que levou o local também a ser uma das áreas protegidas pela Unesco. Também acontecem outras três disputas, de 55 km, 21 km e 10 km, além da prova kids, onde as crianças poderão mostrar o seu potencial. Os vencedores de todas as categorias receberão prêmios.

Principais atletas em ação

Atletas profissionais estarão presentes na disputa do World Series. Os ultramaratonistas Iazaldir Feitosa, que venceu o FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador, e Leticia Saltori, vitoriosa da categoria feminina do Rio Special Stage, são presenças confirmadas na prova de 100 milhas. Competidores como Cleverson Luis Del Secchi, Daniel Meyer, Rosalina Camargo, Elizabete Prado, Cesar Condratti, Roger Darrigrand, entre outros grandes nomes do mountain trail run, também participarão. Rogerio Silvestrin, primeiro colocado da categoria masculina da Rio Special Stage, irá disputar a prova de 55 km, junto com renomados atletas que costumam conquistar grandes feitos em provas no Brasil. Isso irá elevar ainda mais o nível técnico da competição.

“A expectativa para a competição é a melhor possível. Esta é a primeira etapa mundial do circuito One Hundred® World Series, que vai acontecer em cinco países. Estamos revolucionando a corrida de ultra trail run no Brasil e vamos contar com os melhores atletas em nossa prova”, afirma Cristiano Marcelino, diretor de provas da One Hundred® Brasil.

Transmissão por live streaming

O circuito Caminho do Ouro poderá ser visto por pessoas em todo o mundo. O evento contará com transmissão ao vivo (live streaming) pelo canal do YouTube One Hundred® TV, além de acompanhamento em tempo real pelo GPS dos atletas e comentários online através das redes sociais oficiais da organização (Facebook e Instagram). Para isso, será utilizada alta tecnologia e equipamentos de qualidade, como explica Cristiano Marcelino.

“Um dos pontos principais da nossa prova é a transmissão ao vivo. É um sistema revolucionário pouco utilizado e estamos trazendo para nossas provas, de forma diferenciada. O circuito de longa distância, por exemplo, pode levar até 48h para ser concluído. Vamos fazer a cobertura em tempo real dessa e das outras disputas”, ressalta o diretor de provas da One Hundred® Brasil.

As etapas do One Hundred® World Series

Cinco países, três continentes, lindas vistas e climas diferentes aguardam os competidores da One Hundred® World Series. A ultramaratona é composta por cinco etapas, sendo quatro qualificatórias, mais a final. Depois da disputa no Brasil, a competição vai passar pelo País de Gales, na Ultra Mountain Trail Black Mountains, em Crickhowell, de 27 a 29 de maio. A terceira etapa será a ultramaratona Douro Paiva, em Cinfães, em Portugal, de 30 de junho a 3 de julho. A quarta fase de classificação será a prova Big Bear, que acontece na Califórnia, Estados Unidos, de 19 a 20 de agosto.

Todas as provas qualificatórias terão duas distâncias principais, de 100 milhas (160 km) e 100 km. Os melhores competidores estarão classificados para a prova final Gran Sasso, em Abruzzo, na Itália, de 20 a 23 de outubro, com grandes premiações e a consagração definitiva do mountain trail run no cenário mundial esportivo. (Iúri Totti)

Confira a programação da Rio Caminho do Ouro World Series

22/4
9h: Largada 55 km
14h: Largada 100 Milhas
23/4
7h: Largada 100 km
8h30: Premiação 55 km
17h: Largada 21 km
17h15: Largada 10 km
19h: Premiação 10 km
20h30: Premiação 21 km
24/4
9h: Prova Kids
12h30: Premiação 100 km
13h: Premiação 100 Milhas
Informações e programação completa: www.onehundred.run/pt

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos