Premier League se opõe por unanimidade ao plano de Copa do Mundo bienal

·2 min de leitura
A Premier League rejeitou o plano de Arsene Wenger para a Copa do Mundo (AFP/VALERIANO DI DOMENICO)

Os 20 clubes da Premier League se colocaram de forma unânime contra a reforma do calendário internacional proposta pela Fifa a partir de 2024, que propõe principalmente uma Copa do Mundo masculina a cada dois anos, informou o grupo em um comunicado divulgado nesta quinta-feira.

"Os 20 clubes da Premier League discutiram o processo de reforma do calendário de jogos internacionais após 2024 e se opõem por unanimidade à proposta da Fifa de uma Copa do Mundo masculina bienal, assim como qualquer projeto que envolva uma extensão das janelas internacionais", escreveu a organização do campeonato inglês.

A Premier League cita os possíveis efeitos "no bem-estar dos jogadores, na experiência dos torcedores, na preparação da pré-temporada e na qualidade das competições" como principais argumentos contra essa ideia.

"Estamos abertos a reformas e novas ideias, mas elas devem melhorar o equilíbrio e a complementaridade das competições nacionais e internacionais", disse Richard Masters, presidente da Premier League, citado no comunicado.

A Fifa havia anunciado no final de setembro a convocação de uma cúpula em dezembro para discutir seu projeto bienal para a Copa do Mundo e tentar superar a relutância de clubes e confederações continentais, como a Uefa.

Além disso, a Premier League anunciou as datas da temporada 2022-2023, complicada pela Copa do Mundo do Catar, que será realizada de novembro a dezembro.

A primeira rodada da competição será disputada no dia 6 de agosto e a interrupção começará na 16ª, no final de semana dos dias 12 e 13 de novembro de 2022. A primeira partida da Copa do Mundo será no dia 21.

A competição segue na 17ª rodada, no dia 26 de dezembro, oito dias após a final da Copa do Mundo. A temporada terminará em 28 de maio.

hap/pm/iga/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos